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Soft Skills mais requisitadas no mercado de trabalho| Fonte: Envato

As soft skills são as habilidades comportamentais que as empresas desejam que os seus colaboradores possuam. Talvez você já tenha ouvido falar ou se deparado com esse termo em algum anúncio de emprego. Elas nada mais são do que características e traços de personalidade que afetam a maneira como uma pessoa interage com os outros. Assim como também a sua forma de lidar com determinadas situações e o seu comportamento no ambiente de trabalho.

Esse termo não é tão novo assim, sua primeira menção foi nos anos 70 através de um estudo realizado por David MacClellan, um psicólogo americano. Mas o conceito de soft skill se popularizou em 1995 após a publicação do livro “Inteligência Emocional” de Daniel Goleman.

Neste livro o autor aborda que além da inteligência intelectual, também é importante considerar a inteligência emocional dos profissionais. Ou seja, que uma complementa a outra. Dessa forma, as habilidades comportamentais passaram a ser mais valorizadas no ambiente de trabalho.

Quer saber quais são as mais requisitadas no mercado de trabalho? Confira agora.

A importância das soft skills no mercado de trabalho

Você já ouviu falar que alguém é contratado pelos conhecimentos técnicos, mas demitido pelo comportamento? Pois é, as empresas perceberam que mesmo que o profissional tenha diploma, diversos certificados e até mesmo fale outros idiomas, é preciso mais. 

É preciso que o colaborador tenha habilidades comportamentais essenciais para o bom desenvolvimento do trabalho, as chamadas soft skills. E isso é observado no dia a dia dentro da empresa, quanto mais as habilidades comportamentais estão alinhadas com a cultura da organização, melhor! 

Comunicação é uma das soft skills mais importantes atualmente

Quando se fala de comunicação, isso se trata da capacidade que a pessoa tem de se expressar de forma clara e eficaz. Bem como ouvir atentamente, fazer perguntas relevantes no momento e ter a habilidade de adaptar a comunicação com as pessoas à sua volta.

Isso pode parecer algo simples, mas muitas pessoas possuem dificuldade com a comunicação. Seja por timidez ou por falta de preparo, o que pode ser prejudicial em um atendimento ao cliente ou uma reunião com a equipe.

Saiba mais: Soft skills para menor aprendiz, veja o que as empresas buscam nos jovens talentos

Trabalho em equipe

Falando em trabalho em equipe, esse é outro ponto que as empresas consideram bastante. Não é à toa que os recrutadores sempre perguntam aos candidatos se eles gostam de trabalhar em equipe.

É importante que o profissional tenha a capacidade de colaborar com outras pessoas e compartilhar ideias. Sabemos que não é fácil lidar com pessoas e ideias diferentes, mas é neste momento que essa soft skill age. Pois assim, a pessoa tem a habilidade de usar a diversidade de ideias para resolver conflitos e contribuir para objetivos coletivos.

Liderança

Mesmo que você não assuma nenhum cargo de liderança, essa é uma habilidade muito importante e que não deve ser ignorada. Ter a habilidade de liderança, significa que você é uma pessoa que inspira, motiva e guia os outros. Além disso, também sabe tomar decisões assertivas e assumir responsabilidades.

Resiliência

Você já fracassou em alguma coisa, mas conseguiu lidar com o problema? E além disso, manteve uma atitude positiva em relação aos desafios enfrentados? Se a resposta for sim, então você é uma pessoa resiliente. E isso é muito apreciado no ambiente corporativo.

Soft Skills mais requisitadas| Fonte: Envato

Já pensou se diante de qualquer problema você desanima e deixa todo mundo para baixo? Pois é, as empresas desejam colaboradores conscientes, mas com atitudes positivas para a resolução dos problemas.

Resolução de problemas

Esta habilidade não se trata apenas de conseguir resolver o problema, mas como o profissional chega na solução. Por exemplo, a sua habilidade de identificar, analisar e assim, chegar na melhor solução possível de forma eficaz e criativa.

Adaptabilidade

O mundo está em constante mudança, cada vez mais rápido. Assim também é dentro de uma empresa, por isso, ser adaptável é tão importante nos dias de hoje. 

O profissional precisa ter essa soft skill para conseguir se ajustar a mudanças e lidar com imprevistos.

Autocontrole

Outro ponto muito importante que todo profissional precisa é ter autocontrole. Isso significa ter a capacidade de conseguir gerenciar as emoções. Sempre mantendo a calma sob pressão e tomando decisões de forma racional, ao invés de reações impulsivas.

Empatia

Ser uma pessoa empática significa conseguir compreender as emoções e perspectivas dos outros. Agir com consideração com os colegas de trabalho, parceiros e clientes.

Autoconhecimento

Também é importante que você tenha conhecimento dos seus pontos fortes e fracos. Quais são os seus valores e objetivos pessoais e profissionais. Ter autoconhecimento é uma forma de direcionar a sua carreira.

Como desenvolver soft skills

Você sabia que é possível desenvolver soft skills? Todo mundo possui algumas habilidades e se você tem ausência de alguma ou precisa melhorar outra, isso é possível. Você pode seguir os seguintes passos:

  • Educação e Treinamento: existem cursos e workshops que você pode participar que ajudam no desenvolvimento das habilidades comportamentais. Além disso, também invista em livros ou assista vídeos na internet.
  • Aprenda com a experiência: a prática também é a melhor maneira para aprender sobre as habilidades. Por isso, coloque-se em situações que exijam o uso das habilidades que você deseja aprimorar.
  • Feedback e avaliação: sempre que possível, converse com colegas do trabalho, com seus supervisores ou chefes. Assim, você tem uma ideia melhor do que está aprendendo e use esse feedback para melhorias contínuas.

E aí, gostou desse conteúdo? Identificou quais habilidades você possui ou está faltando alguma soft skill? Esse é o momento de se aprimorar e assim, evoluir como profissional!

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