29 / 03 / 2008

Relacionamento é a base do sucesso

por
http://www.empregos.com.br

por Leila Navarro

Ter uma ampla rede de contatos é o segredo para os profissionais de sucesso nos dias de hoje. Aumentar e fidelizar essa rede é ainda mais importante. Na sua carreira, podem ser esses contatos que ajudarão a alcançar suas tão sonhadas metas ou aquele tão almejado emprego!

O currículo, sem dúvida, é importante, porém quando é aberta uma nova oportunidade em alguma organização, surge aquela conhecida frase do empregador: “será que vocês não conhecem alguém para esta vaga?”. Sendo assim, mesmo sem elaborar um currículo, ou pedir ajuda a uma empresa de recolocação, seus próprios amigos podem oferecer melhores chances na sua carreira. Eles podem indicar você para uma suposta vaga de emprego na organização em que trabalham.

Nesse caso, pertencer a associações e estreitar alianças com o maior número de pessoas possíveis, por meio de fornecedores, clientes e amigos é um ótimo caminho. Então invista!

A garantia do sucesso é ter relacionamento e confiança baseados numa ampla rede de contatos. Embora a Internet tenha facilitado o agrupamento de pessoas, formando redes, é ainda o aperto de mão, o cafezinho com o cliente e o telefone que não pára de tocar, que faz com que nossas agendas fiquem cada vez mais lotadas com novos nomes! Você deve estar atento sempre, e posicionar-se com um espírito empreendedor em diversas situações, mesmo quando conhece uma pessoa nova.

Elaborei 9 idéias criativas que eu tenho usado comigo para ter uma rede de contatos efetiva e duradoura e quero compartilhar com você:

1 – Fique atento. Seus colaboradores, colegas de trabalho e clientes são seus melhores artifícios para fazer novos contatos. Um cliente satisfeito comentará com os outros sobre sua empresa ou seus serviços, fazendo com que as pessoas do seu círculo de amizades lhe procurem para fechar algum negócio, ou mesmo aumentar sua rede de contatos.

2 – Participar de organizações empresariais. Essas associações sempre organizam encontros ou passeios, em que se pode conhecer diversos outros profissionais de diversas partes do mundo. Participar da Associação dos Empreendedores da sua cidade, por exemplo, fará com que você conheça e entre em contato com profissionais com o mesmo objetivo que você.

3 – Participar de viagens comerciais. Esta é a forma mais sensata de fazer contatos em localizações diferentes da sua. Pode ser em outro estado ou até em outro país. A partir desses novos contatos, você pode estudar a cultura dessa nova região, verificar as empresas que já existem lá, e inclusive, expandir seu negócio ou seu talento nessa nova localidade.

4 – Participar de olimpíadas empresariais. Para fazer novos contatos há que suar a camisa, literalmente! É cada vez maior o número de empresas que organizam atividades esportivas entre os funcionários ou entre empresas de uma determinada região. Participar dessas atividades também aumenta e muito sua rede de contatos.

5 – Stands e Feiras. É sempre mais cômodo pedir ao Relações Públicas. Mas por que você mesmo não atribui a si essa tarefa também? Nas feiras, você pode ir diretamente ao stand que lhe interessa, apresentar-se e fazer mais contatos. É uma maneira mais prática de estreitar relações com quem realmente lhe interessa.

6 – Congressos e Convenções. Aqui o empreendedor encontra a chave do sucesso para fazer diversos contatos. E isso pode acontecer tanto no âmbito nacional como no internacional, ampliando a possibilidade de expandir fronteiras e estabelecer novos contatos.

7– Fazer cursos. Os cursos são um ponto-de-encontro vital para os profissionais que pretendem aumentar o número de contatos e estabelecer novos relacionamentos. Já existe um número considerável de executivos que se matriculam em cursos ou pós-graduações, não só para adquirir conhecimento em determinadas áreas, como também para ampliar seus currículos acadêmicos, serem vistos e fazer mais contatos.

8– Clubes / Bares / Restaurantes. Fazer novos contatos nem sempre requer muito trabalho. Os momentos de ócio e entretenimento acabam se tornando lugares propícios para engatar novos relacionamentos. Muitos clubes, hotéis, bares e restaurantes viram verdadeiros fóruns de encontros entre empresas, empresários e profissionais, todos com interesses mercadológicos comuns.

9– Volte à Universidade! Você ainda se lembra daquele companheiro de faculdade que passava colas? Pois, nesse exato momento, esta ou uma outra pessoa dos seus tempos de escola pode ocupar um posto de direção em uma grande empresa, estar bastante relacionado e ser a mão que você precisa para conhecer pessoas estratégicas. Sendo assim, se você não mantém contato com esses antigos amigos, procure-os. Existem muitas escolas e universidades que têm associações com antigos alunos. A Internet também pode ajudar neste caso!

Boa Sorte!

* Leila Navarro é colunista do Empregos.com.br. Conhecida como a Levitra Empresarial, é palestrante comportamental no Brasil e no exterior. Acaba de lançar seu quarto livro “Qual é o Seu Lugar no Mundo?” pela Editora Gente, e disponibiliza no seu portal cursos de Planejamento Estratégico e Empreendedorismo gratuitamente.

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