Carreiras | Empregos

Por Daniela do Lago*
O que vou escrever agora é totalmente contrário ao que os livros de liderança e administração dizem. Os livros dizem assim: “Se tiver que pedir um aumento salarial, isso já é um sinal de que você não o merece”.
Eu particularmente discordo desta afirmação. A maioria dos livros de liderança, dos quais seguimos a rigor em nosso dia a dia, discorre sobre a realidade de empresas que trabalham por meritocracia. Mas… O que é meritocracia?
aumentosalarial
Ela acontece quando a empresa já tem bem estruturado um método de avaliação por desempenho e, portanto, sabe medir desempenho e produtividade dos colaboradores. Logo, fica mais “fácil” saber quem merece o tal do aumento salarial. Na meritocracia os funcionários também sabem que serão recompensados pelo bom trabalho apresentado.
No Brasil, de acordo com a minha experiência, ainda é minoria as empresas que trabalham corretamente com avaliação por desempenho. Então, se você trabalha em uma empresa supostamente meritocrática que na prática não tem uma política de aumento salarial tão assertiva assim, cabe a você batalhar pelo reconhecimento de seu trabalho.
Não há fórmula mágica para ser usada na hora de pedir um aumento de salário. Porém, antes de tocar nesse assunto, você deve se preparar, pensar bem e sentir se é a hora certa. Já presenciei situações constrangedoras, em que os próprios colaboradores se colocaram em saias justas ao pedirem aumento salarial. Isto porque não pega bem tocar em certos assuntos na hora de pedir um aumento.
Não caia nessa, pois com certeza não conseguirá o que deseja:
1) Eu também mereço um aumento salarial! Não faça comparações desse tipo. Quem disse que merecer é critério para alguma coisa? Eu sei que você merece ser reconhecido e valorizado pelo que faz, mas para isso acontecer na empresa é preciso mostrar resultados. Não se trata de merecimento e sim de resultados.
Essa dica pode não agradar muitas pessoas, mas queiramos ou não, reflete o pensamento de muitos empresários: fazer corretamente as tarefas é apenas a obrigação de todo bom profissional. E me refiro também a obrigações como não faltar no trabalho, chegar no horário, cumprir horário de almoço, cuidar dos seus pertences na empresa etc. Portanto, nem pense em colocar essas obrigações em suas justificativas.
2) Crise das contas a pagar: Todos temos despesas para pagar. Acontece que as dívidas contraídas foram escolhas suas. De nada adianta expor seus problemas pessoais como: minhas despesas em casa estão mais altas, a escola dos meus filhos aumentou a mensalidade, comprei um carro e tenho agora prestações para pagar. Seria o mesmo que jogar esse problema para seu chefe resolver. Não vá por esse caminho.
3) Nunca diga que tem outras propostas fora dali se não for verdade: Não coloque seu chefe contra a parede e muito menos se coloque numa armadilha da escolha do tudo ou nada. O objetivo é ter uma conversa amigável e tranquila e não definitiva.
4) Se você acabou de ser contratado, espere pelo menos, um ano para falar sobre isso:  Afinal, você acabou de concordar com aquele salário e com os desafios e responsabilidades que terá que arcar.
5) Minhas idéias são espetaculares: Alguns profissionais me confidenciam que têm idéias maravilhosas para executar na empresa, mas que não têm chance para colocá-las em prática. Ter idéias boas apenas na cabeça de nada valerá se elas não forem colocadas em prática. O mundo corporativo não premia o pensamento, premia a ação! Você deve fazer algo para ser premiado por isso.
Estes são argumentos que não devem ser ditos na hora de pedir um aumento. Portanto, indico apenas dois passos preciosos para alcançar o desejado aumento salarial:
Primeiro passo: Entregue mais – O que isto quer dizer? Traga mais resultados. Faça mais do que foi contratado para fazer. Vamos analisar sob a perspectiva da empresa: Para fazer jus a um aumento de salário é necessário que uma pessoa não apenas execute bem as tarefas sob sua responsabilidade. É preciso que ela agregue valor à empresa e, claro, traga lucro aos acionistas.
Segundo passo: Vá lá e peça! – Após entregar mais resultados, você terá como demonstrar e exemplificar as razões do seu pedido de aumento salarial. Vá até seu chefe e peça o tal aumento. Fale para ele dos resultados adquiridos recentemente.
Agora, e seu meu chefe falar não?
E em qualquer situação, comporte-se com maturidade e mentalidade aberta, mas não deixe a conversa morrer ali. Este é o momento ideal para negociar. Caso seu chefe fale que não é o melhor momento para te dar o aumento, pergunte o que você deverá fazer para melhorar o seu desempenho e pergunte em quanto tempo poderá conquistar o aumento.
E se meu chefe falar que nunca me dará o aumento que desejo? As boas novas é que você já sabe que não vai conquistar o salário que deseja trabalhando nesta empresa. Agradeça a sinceridade do seu chefe. Se planeje e comece a buscar novas oportunidades. O que você prefere: Se dedicar a um trabalho que não lhe renderá os ganhos que busca ou saber da real situação e poder mudar o rumo de sua carreira?
Pense a respeito, bom trabalho e mostre resultados!
*Daniela do Lago possui experiência profissional de 12 anos atuando com Recursos Humanos e Marketing em diversas empresas tais como Mercedes-Benz e Johnson Controls. Atua como Coach Executivo e Life Coach, com formação internacional pelo ICI (Integrated Coaching Institute) em curso credenciado pelo ICF (International Coach Federation). É Professora dos cursos de MBA da Fundação Getúlio Vargas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.