Na hora de fazer um currículo, muitos profissionais ficam em dúvida sobre quais informações não podem ficar de fora. E entre elas, está a referência profissional.
Uma boa lista de referências pode ser a porta de entrada para conseguir um emprego. Ela funciona como uma prova das suas habilidades e competências profissionais, dando mais segurança para o recrutador.
Quer entender mais sobre o assunto e como incluir uma referência profissional no seu currículo? Continue lendo este artigo!
O que é uma referência profissional
A referência profissional nada mais é que uma lista com os contatos das suas experiências de trabalho. Geralmente, possui nome, e-mail e telefone dos últimos empregadores ou superiores diretos.
A partir desses contatos, o futuro empregador pode perguntar sobre o seu desempenho, as tarefas que você desenvolveu e suas competências. Ou seja, uma lista de referências profissionais serve como uma garantia de que o candidato à vaga de emprego não mentiu no currículo ou durante a entrevista de emprego.
Não é à toa que 70% dos recrutadores pedem e checam as referências profissionais dos candidatos, de acordo com uma pesquisa da Skill Survey. Afinal, não adianta ter um ótimo CV, é preciso ter a certeza de que o candidato é a pessoa mais indicada para o cargo.
5 principais dúvidas sobre referências profissionais
Fazer um currículo não é fácil. Ele é o seu cartão de visitas, o primeiro contato que o empregador terá com você. Portanto, caprichar ao elaborar esse documento é fundamental para conseguir um bom emprego.
Como vimos, ter boas referências pode ajudar nesse momento. Entretanto, muitos candidatos ainda têm muitas dúvidas sobre o assunto. Foi pensando nisso que respondemos algumas dúvidas mais comuns envolvendo referências profissionais. Confira:
1. O que é uma boa referência profissional?
Boas referências são aquelas que podem confirmar e reforçar suas habilidades e competências como funcionário. Geralmente, costumam ser ex-gestores ou colegas de trabalho.
O ideal é incluir apenas profissionais que possam confirmar com segurança e propriedade que você é um bom profissional e que as informações do currículo são verdadeiras.
2. Como pedir uma referência profissional?
Nunca mencione um ex empregador como referência sem pedir permissão a ele primeiro. Afinal, você está inserindo informações de contato dessas pessoas.
Avise as pessoas que você pretende citar no CV, preferencialmente por telefone ou pessoalmente, e pergunte se elas aceitam ser incluídas. Além disso, providencie uma descrição breve da vaga que você está concorrendo. Lembre-se de agradecer a ajuda, mesmo que não tenha conquistado a vaga.
3. Como colocar uma referência profissional no currículo?
Na hora de colocar as referências, não existe uma regra. Mas, de maneira geral, o ideal é inserir os contatos na última página do CV. Para escrever as referências, as informações mais importantes são:
- Nome;
- Empresa;
- Cargo;
- Relacionamento que tiveram (membro da equipe, cliente etc);
- Endereço;
- Telefone;
- E-mail.
Por fim, procure colocar as suas melhores referências no topo da lista.
4. Quantas referências incluir no currículo?
Outra dúvida bastante comum é em relação ao número de referências ideal em um currículo.
Segundo Pamela Skillings, da Big Interview, entre três e cinco referências são mais do que suficientes na maioria das situações e cargos de empresa. O quadro muda para posições sênior ou executivo, em que cinco ou sete referências são mais apropriadas.
Gostou das nossas dicas?
Agora que você já sabe o que é e para que serve uma referência profissional, chegou a hora de turbinar o seu currículo. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe um comentário no fim da página. Até a próxima!
Comentários 0 comentário