Carreiras | Empregos

Todos têm sonhos e planos, mas muitas vezes ficamos perdidos no meio do caminho que nos leva a concretiza-los. O projeto de vida é como uma bússola que não deixa que você se perca no caminho.

O projeto de vida nada mais é que um plano colocado no papel, de modo que facilita a visualizar os caminhos que devem ser percorridos e o que fazer para concretizar os objetivos.

Mas para isso é necessário saber muito bem quais são seus objetivos e metas.
montarprojetodevida
 
Seu projeto de vida em 8 passos
Passo 1: descubra quem você é
Esse é o ponto de partida. Você só chegará a algum lugar se souber quem é e o que quer. Veja algumas perguntas que podem ajudá-lo nessa descoberta:
Quais são meus valores básicos?
Quais são meus pontos fortes?
No que preciso melhorar?
Quais as oportunidades que poderei aproveitar?
O que ameaça meus planos?
Quanto de meu tempo vivo no passado, remoendo ou analisando fatos que já ocorreram?
Quanto de meu tempo me dedico a pensar no futuro, sonhando, imaginando, esperando e planejando?
E quanto ao presente?
Passo 2: coloque sua missão no papel

Seu sonho pessoal, o significado da sua vida, deve estar muito claro para você. O que pretende ser e atingir na vida? Não se trata de objetivos como “estudar inglês” ou “comprar minha casa”, mas sim do que você espera da vida.

Passo 3: Faça parcerias

Você precisa de outras pessoas para cumprir sua missão e realizar seu projeto de vida. Isso significa que outras pessoas farão parte de seu planejamento.

Você precisa de pessoas que o apoiem e seu sucesso depende da qualidade de suas interações com seus parceiros. Por isso:

Busque um mentor ou mentores, pessoas que sirvam de exemplo e o orientem em suas decisões.

Gerencie seus stakeholders (pessoas envolvidas em seu projeto, que podem dar suporte). Faça uma lista de nomes e especifique o tipo de influência que cada um pode exercer em sua vida.
Revise sempre as ações que determina para aproveitar melhor esses contatos.
Passo 4: crie uma visão para sua vida

Estabeleça metas que pretende atingir e defina o período de tempo em que isso deve acontecer.

É fundamental quantificar e especificar ao máximo, para depois poder mensurar os resultados do seu projeto de vida. Por exemplo: “pretendo ampliar minha rede de relacionamentos profissionais de 20 para 50 pessoas, em 2 meses”.
Assim poderá saber exatamente se atingiu a meta.

Fique atento para o seguinte roteiro:

Inicie com visão de curto prazo, fazendo projeções para daqui a 1 ou 2 anos

Amplie os horizontes, planejando seus objetivos para daqui a 5 anos
A visão de médio prazo deve atingir os próximos 10 anos e por fim, o planejamento de longo prazo, que vai até a sua aposentadoria.

É preciso lembrar que nenhum desses planos é definitivo. As coisas mudam e os planos precisarão de adaptações diante das mudanças.

Passo 5: gerencie seu tempo
Talvez essa seja a etapa mais difícil, principalmente nos dias de hoje, que o tempo parece voar diante de nós. É muito importante que você saiba gerenciar seu tempo e saber classificar as coisas por ordem de prioridade:
tabella 1
Importantes são os projetos que têm influência direta sobre os resultados que você pretende atingir. Urgentes são as coisas que devem ser resolvidas rapidamente, mas que não têm necessariamente importância.

As crises devem ser resolvidas imediatamente, porque são urgentes e importantes. É como atrasar a entrega do projeto do seu principal cliente, por exemplo. Os planos são importantes, mas não urgentes – é o caso do desenvolvimento profissional e pessoal.

Telefonemas e e-mails são coisas triviais, do dia-a-dia, e por isso são urgentes, mas não importantes. Por fim, há aquelas coisas que não são nem importantes nem urgentes: mania de perfeição, por exemplo.
Muitas vezes acabamos dando muita atenção a coisas que não são tão importantes, e isso nos rouba um tempo precioso.
Passo 6: administre suas finanças

Sim, é preciso fazer papel de economista para elaborar o projeto de vida. Faça orçamentos detalhados para as suas metas, determinando a quantidade de dinheiro necessária para realizar cada meta, as alternativas para conseguir essa receita e um plano para administrar os gastos (considerando uma porcentagem extra para os imprevistos).

A partir daí, é preciso controlar os custos e compará-los às previsões feitas.
Passo 7: conte com os riscos

Não dá para se ter certeza de como será o futuro, mas podemos sempre nos prevenir. Riscos comuns do dia a dia, como uma doença, assalto, ficar desempregado, pode colocar seu projeto de vida em risco.

É preciso saber lidar com essas adversidades.
Passo 8: junte todas as peças

Esses são os 7 fundamentos que orientarão seu projeto de vida. Agora é preciso gerenciar tudo ao mesmo tempo. Difícil? Pois é, mas tanto nos projetos corporativos como na vida pessoal existe uma conexão forte entre as várias áreas.

Ponha tudo no papel e utilize agenda, computador e todas as ferramentas possíveis para ajudá-lo na organização das ideias e ações. Dá trabalho, mas o mais importante é que dá certo!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.