Tenho bastante experiência como segurança mas só posso comprovar dois anos, o resto são os chamados “bicos”. Ano passado fiz cursos de vigilante e transporte de valores. Como montar um currículo com essas informações? Devo colocar outras informações como conhecimentos de informática e outros cursos?
Mais um detalhe: estou com 32 anos – devo mencionar a idade no currículo?
Obrigado,
Alexandre Veiga
Taubaté/SP
Resposta
Prezado Alexandre,
Pelo que você relatou no seu e-mail, você tem grande experiência com
segurança e realizou cursos relacionados à sua área de atuação, o que é
super positivo para se manter atualizado e para mostrar para o mercado que
você tem interesse em se aprimorar enquanto profissional. Como você diz ter
feito vários “bicos”, o modelo de curriculum mais indicado para o seu caso é
o funcional, já que ele chama mais atenção para a sua experiência e menos
para o tempo em que ficou em cada empresa.
Na primeira folha, no cabeçalho, você pode escrever seu nome completo, seus
dados de identificação. Idade, estado civil e nacionalidade, pode escrever
no final da segunda folha, para não chamar a atenção para sua idade.
Logo após seus dados de identificação (endereço, telefones para contato e
e.mail particular), você pode abrir um novo tópico com o título de Sumário
(ou Resumo), ou seja, escreva dados que você quer chamar atenção no seu
perfil. Por ex:
SUMÁRIO
Profissional com 10 anos de experiência na área de segurança em empresas do
segmento industrial, varejo e serviços de transporte de valores.
Vivência em segurança patrimonial e particular, portaria e rondas.
Treinamentos constantes, inclusive na Academia de Polícia, com vários cursos
de aprimoramento, incluindo Direção Defensiva, Ações Anti Sequestro e
Transporte de Valores.
Logo após o sumário você pode abrir um novo parágrafo com o título de
Principais Realizações. Nesse bloco você pode relatar o que fez em comum em
todas empresas que passou, alguma realização que saiu do dia a dia e que
contribuiu para gerar economia, melhoria na área, novas idéias,
enfim, procure relatar sua vivência nas empresas anteriores. Por ex:
– Experiência na segurança patrimonial, com rondas e porte de arma,
monitoramento de circuito interno de tv;
– Recepção de visitantes, entrada e saída de veículos, revistas em funcionários;
– Elaboração de relatórios diários de ocorrência;
– Cumprimento de rígidas normas de segurança, com inspeções diárias por
parte dos supervisores da área;
– Análise de problemas na área de Recepção da empresa X, onde estava
ocorrendo demora de atendimento e direcionamento incorreto dos visitantes
para as áreas a serem contatadas. Com a criação e implantação de
procedimentos na área de recepção e treinamento dos funcionários, houve uma
melhoria acentuada no atendimento e redução do tempo de espera dos
visitantes.
Depois do item Principais Realizações, na outra página, você pode abrir
outro título com Experiência Profissional. Pode descrever a sua experiência
mais recente, em ordem cronológica, ou se o tempo for muito curto em cada
empresa, pode escrever o nome da empresa, um breve resumo do
segmento, seu cargo, e só o ano no qual trahalhou. Pode também fazer um parágrafo com todos os nomes das empresas nas quais passou, com o título de experiência temporária.
Exemplo:
Do ano X ao ano Y trabalhei como Segurança Patrimonial, em regime temporário
nas seguintes empresas:
Empresa K, Empresa P, Empresa M, etc.
Quando o tempo de trabalho for acima de um ano pode escrever assim:
Empresa W – mes/ano a mes/ano
Indústria metalúrgica de auto peças
Segurança
Empresa F – mes/ano a mes/ano
Empresa atacadista de alimentos não perecíveis
Segurança
Depois da Experiência Profissional, abra outro item com o título:
Formação Escolar. Ex: Segundo Grau, Escola Fulano de Tal, 1999.
Outro item muito importante que você deve escrever:
Cursos/Treinamentos. Aqui você deve escrever o nome do curso, onde fez e o
ano em que realizou.
Se tiver experiência com informática pode abrir outro título:
Informática. Descreva se realizou curso e o que conhece na área. Ex: Usuário de Word, Excel, Power Point.
No último item coloque outro título:
Dados Pessoais. Escreva sua nacionalidade, idade e estado civil.
À parte faça uma carta de apresentação para acompanhar o currículo,
mencionando seu objetivo atual e se colocando à disposição para um encontro
pessoal.
Boa sorte!
Abraços,
Karin Parodi
Comentários 0 comentário