12 / 06 / 2009

Pergunte ao especialista: Como disfarçar o pouco tempo que fiquei nas empresas?

Acompanhe a resposta de um dos nossos especialistas
por
http://www.empregos.com.br

Como disfarçar o pouco tempo que fiquei nas empresas?

Tenho 23 anos, sou formada em Turismo e estou realizando um curso de pós-graduação em Administração de Empresas. Já trabalhei em hotelaria na área de atendimento, numa empresa de tecnologia da informação nas áreas comercial e marketing. Também estive em uma consultoria e empresa de seguros. Só em uma dessas empresas fiquei um ano, nas outras menos. Como devo fazer meu currículo para “disfarçar” o pouco tempo que fiquei nas empresas?

Agradeço a atenção
Maria Silveira
São Paulo/SP

Resposta

Cara Maria,

Uma das formas de amenizar o impacto de uma experiência diversificada é a realização de um currículo que dê maior destaque às suas experiências e realizações, é o que chamamos de currículo funcional. Embora isso não seja tão prejudicial para quem está no início da carreira, que é o seu caso, isso pode ser feito.

Na primeira página você de seu currículo você deve começar com seus dados pessoais (nome, telefone, endereço, e-mail). Logo após, abra um subtítulo citando o objetivo profissional. Logo abaixo, em outro subtítulo, coloque sua formação acadêmica e fluência em idiomas, se for fluente em algum idioma. Do contrário, deixe essa informação para depois. Abra outro subtítulo e faça um resumo de suas principais realizações e experiências, escrevendo logo abaixo o que fez de mais relevante e que denotem as competências mais desenvolvidas, também destaque fatos que estejam alinhados ao seu objetivo profissional. Cite domínio de informática e nível de domínio de outro idioma, caso não seja fluente e já tenha colocado essa informação no início do currículo. Na página seguinte, você deve escrever os nomes das empresas, um pequeno resumo do ramo de atividade das mesmas, o período de tempo trabalhado e o cargo que exercia. Logo após, fale de cursos relevantes, onde realizou e o ano. Também detalhe algum trabalho voluntário ou experiências extras, caso você tenha.

Peça para um profissional da área em que quer atuar ler o currículo e discutir com você o conteúdo do mesmo. Assim poderá receber sugestões, verificar a clareza do mesmo e coletar termos característicos da área em que deseja atuar para inserir no texto do currículo.

Boa sorte,
Marisa da Silva
Consultora da Career Center

Esta matéria ajudou você?

Comentarios