“Perguntas na entrevista de emprego” – Quais são os seus livros e filmes favoritos?

Questões sobre os seus gostos pessoais servem para compreender a sua personalidade, que conta tanto quanto as suas habilidades técnicas
por
http://www.empregos.com.br

Antes de mais nada, é preciso compreender que nenhuma pergunta na entrevista de emprego é feita sem que haja algum interesse do recrutador em avaliar as suas competências, ou o seu perfil profissional. Você é constantemente estudado.

Até um simples comentário como “foi difícil de chegar até aqui?”, assim que você começa a entrevista, não é uma forma de puxar papo. O recrutador está atento aos seus possíveis comentários negativos. Afinal, aquele será o seu trajeto diário se for contratado.

O mesmo acontece com as questões: quais são os seus livros e filmes favoritos?; ou ainda: quais são os últimos livros e filmes que você leu e assistiu?

Com elas, o recrutador está avaliando o seu nível cultural, e se você mente quando está sob pressão – o que é visível para ele, quando um candidato inventa uma resposta de última hora, na tentativa de agradá-lo.

Essas perguntas parecem inofensivas, mas, na verdade, possuem um grande peso sobre a impressão que o recrutador tem de você. E o que você deseja, é que ele fique com uma imagem positiva, não é mesmo?

Durante toda a entrevista de emprego, é preciso que você seja coerente sobre os seus conhecimentos, força de vontade e ambições. Não faz sentido falar coisas que não combinem com o seu perfil.

Não diga que prefere livros clássicos e documentários se não gosta deles. Até porque, a próxima pergunta pode ser um pedido para que você discorra sobre o assunto, e a resposta só funcionará se realmente entende do que está falando.

O excesso de sinceridade também não é produtivo. Dizer que não gosta de ler livros, ou que só assiste a um tipo de filme, pode passar a ideia de que você é muito resistente a coisas novas e diferentes. Lembre-se: a versatilidade é uma competência muito buscada pelas empresas.

Portanto, se você não gosta de livros, cite o que tem prazer em ler, seja um jornal, ou uma revista. Uma boa saída para falar de filmes, é citar aqueles que inspiram a sua carreira. Se não conhece nenhum, está na hora de buscar novos títulos para conhecer!

Uma dica importante é que o candidato leia e assista obras recentes e relevantes antes da entrevista, e conte as que mais gostou para criar discussões atuais e sensatas. Isso contará muitos pontos positivos para a sua imagem!

 

Esta matéria ajudou você?

+ 82 pessoas ajudadas

Comentarios