“Perguntas na entrevista de emprego” – O que falar sobre você mesmo?

Saiba como elaborar uma boa resposta e vender bem a sua imagem para os recrutadores durante a entrevista de emprego
por
http://www.empregos.com.br

Falar sobre você mesmo pode até parecer uma tarefa fácil, mas é na entrevista de emprego, bem na frente do recrutador, que nós nos pegamos com certo embaraço para nos descrever, não é mesmo?

É preciso planejar o que você vai dizer, pois essa é uma das questões mais frequentes e determinantes para a sua classificação nessa etapa do processo seletivo. Mas como saber o que os empregadores querem ouvir ao fazer essa pergunta?

A primeira coisa que você precisa ter em mente, é que a sua resposta deve sempre estar voltada ao seu lado profissional. Assuntos como o que você faz no seu tempo livre, e opiniões pessoais sobre temas diversos, devem ser evitados. Em outras palavras, ele só quer saber o seu perfil como trabalhador.

Perguntas na Entrevista de Emprego - O que falar sobre voce mesmo

FOCO
Com que impressão você quer que o entrevistador fique quando você sair da entrevista? Que informações ele precisa para ter essas impressões?

Liste pelo menos 5 potenciais que você tem que são pertinentes ao trabalho, como a sua formação acadêmica, as suas experiências, os traços de sua personalidade que contribuem para a produtividade e as suas habilidades de forma geral.

Por exemplo, você pode dizer o quanto se comunica bem, como era o seu trabalho em equipe em experienciais anteriores, como as suas competências auxiliam no cumprimento de prazos, se você é tranquilo e trabalha bem sob pressão, etc.

FAÇA O SEU ROTEIRO
Comece sempre por suas experiências passadas de sucesso. Trabalhos anteriores, como eles contribuíram para o seu desenvolvimento profissional (como participar reuniões de importantes, lidar com clientes, entre outros).

Em seguida, mencione os seus pontos fortes e habilidades. Você é detalhista? Sabe liderar bem? Resolve os problemas com facilidade, sem precisar recorrer aos superiores? Esses são exemplos do que você deve falar nessa parte do seu roteiro.

Por fim, conclua com uma declaração sobre a sua situação atual, o que você está buscando agora e por quê. Vincule seu discurso à vaga: diga o quanto aquela oportunidade tem a contribuir para a sua carreira e que, portanto, fará o que estiver ao seu alcance para se desenvolver na vaga.

TREINE ANTES DA ENTREVISTA
Pratique o seu roteiro até se sentir confiante para falar com o recrutador com naturalidade, ou seu discurso poderá soar meramente memorizado e ensaiado.

Uma vez que você tiver essas informações em mente, poderá inclusive, apresentá-las em outras etapas da entrevista de emprego, como falar o seu histórico profissional ou suas experiências acadêmicas!

Tudo pronto? Boa sorte! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 1186 pessoas ajudadas

Comentarios