Carreiras | Empregos

Definir seus objetivos é o passo mais importante para ter uma carreira bem-sucedida. Mesmo quem não ambiciona a riqueza e quem, pelo contrário, almeja essencialmente os cargos mais bem pagos, têm algo em comum: a necessidade de se planejar.
E o planejamento não é conquistado sem o autoconhecimento. Uma carreira de sucesso significa, primeiro, saber o que é sucesso para você mesmo.
Essa descoberta deve ser feita antes de qualquer tomada de decisão, seja na escolha da profissão, no empreendedorismo, ou na busca por uma vaga de emprego em uma empresa.
É por isso que os recrutadores podem questionar “o que é sucesso para você” em uma entrevista de emprego. Eles querem saber qual é o seu objetivo profissional, e se a sua trajetória é coerente com a sua resposta, o que revela o seu grau de autoconhecimento.
1º passo – descobrindo o “ser” antes de “ter”
Evite respostas vazias como “desejo ter dinheiro”, ou mesmo “dar o melhor para minha família”. Você precisa falar mais sobre si mesmo e o que o levou a ter essa noção de sucesso.
Antes de realizar esses objetivos, você precisa fazer algo para realizá-los, certo? Portanto, a sua meta é ser alguém que possa ter o que você deseja no futuro. É aí que você mostra o seu perfil de forma madura e profissional.
Por exemplo, quem tem o objetivo de chegar ao cargo de gerência precisa, antes de tudo, se atualizar constantemente, conquistar boas experiências no ramo, crescer na empresa, se sentir realizado, autoconfiante, ser respeitado por todos, etc.
O sucesso para este profissional seria, então, ser alguém capaz de chegar aos cargos mais altos na empresa. Para o recrutador, explicar o que você faz para ser quem deseja é fundamental.
2º passo – medindo onde você está na escala do seu sucesso
Se você está em uma entrevista para o primeiro emprego, por exemplo, tem apenas básicas noções de mercado e muito caminho a percorrer, está no início do seu planejamento para chegar ao seu objetivo.
Conte para o recrutador como a vaga que está concorrendo irá contribuir para você chegar onde deseja e que, portanto, dará o seu melhor para o seu próprio desenvolvimento e o da empresa.
O mesmo vale para qualquer profissional, em qualquer momento de sua carreira. O importante é saber identificar, em uma escala que pode ser de 0 a 10, em que nível você se encontra:
• O que é necessário para chegar lá;
• Como a experiência para o qual está se candidatando contribui para a sua jornada;
• Como, consequentemente, você dará o seu melhor nesta oportunidade, caso consegui-la.
3º passo – nunca é tarde para mudar
Se você é um profissional em transição de carreira, ou está infeliz em sua profissão, não se preocupe: nunca é tarde para recomeçar e reorganizar seus objetivos.
Afinal, todos mudamos nossas percepções, erramos, aprendemos e seguimos em frente. A única coisa que você deve deixar clara na entrevista de emprego, nesses casos, é o que está fazendo para alcançar o seu novo objetivo profissional.
Por isso, vá sozinho para um lugar calmo, pegue o papel, uma caneta e reflita antes de escrever: o que é sucesso para você? Além de se dar bem no processo seletivo, essa é uma grande forma de direcionar a sua vida para o sucesso.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.