“Perguntas na entrevista de emprego” – Como falar sobre os seus pontos fortes?

Saiba como enaltecer as suas habilidades para provar ao recrutador que você é o candidato ideal à vaga que está concorrendo
por
http://www.empregos.com.br

O processo seletivo serve para que o empregador escolha, dentre um certo número de candidatos, o trabalhador que mais atende ao perfil da vaga que ele está anunciando. E isso não se resume somente às qualificações profissionais, como formação acadêmica e experiências em outras empresas.

Dentre os fatores usados para classificar um candidato, estão as habilidades e traços pessoais do candidato. Por que o empregador deve escolher você e não outra pessoa? O que, dentre os concorrentes que tem o perfil profissional semelhante ao seu, te torna o escolhido?

As respostas a essas perguntas são as mesmas que você deve expor ao empregador quando ele lhe questiona sobre os seus pontos fortes. Você deve deixar claro ao recrutador como é a sua personalidade dentro do ambiente de trabalho.

Perguntas na entrevista de emprego - Como falar sobre os seus pontos fortes materia

Faça o seu discurso
Antes da entrevista, liste as suas 5 principais habilidades que contribuem para a vaga. Por exemplo, para a vaga de assistente administrativo, ser organizado ou ter boa memória são características consideradas importantes para desempenhar a função e, portanto, fazem a diferença na hora da contratação.

Essas principais habilidades podem ser citadas, inclusive, em outros momentos da entrevista. Quando for questionado sobre suas experienciais anteriores, usando o exemplo acima, o candidato pode falar que lidava com diversos documentos diariamente e que, portanto, sua organização contribuiu para a experiência profissional.

Como identificar seus pontos fortes?
Se você está com dificuldades de listar os pontos fortes para apresentar durante a entrevista de emprego, tente se colocar no lugar do recrutador. Para a vaga que está concorrendo, quais características seriam mais importantes para executar o cargo oferecido? Quais delas você possui?

Nunca minta e sempre utilize exemplos que comprovem o que você está dizendo. Por exemplo, não basta dizer que você é criativo. Você deve citar algum momento em que a sua criatividade fez a diferença em algum projeto da sua trajetória profissional.

Algumas qualidades que você pode utilizar:

• Boa comunicação
• Bom relacionamento interpessoal
• Está sempre em busca por aprimoramento profissional
• Conclui as tarefas rapidamente
• Cumpre prazos

Você também pode se basear na missão e nos valores da empresa. Por exemplo, se você está se candidatando a uma organização que tem como valor a preocupação com o meio ambiente, você pode dizer que tem essa característica em comum, e o que faz de sustentável no seu dia a dia dentro da uma empresa.

Esta matéria ajudou você?

+ 757 pessoas ajudadas

Comentarios