27 / 10 / 2015

Orientação profissional passo a passo

Nem sempre é possível definir sozinho qual é o melhor caminho a seguir.s
por
http://www.empregos.com.br

Autoras: Maria Elci Spaccaquerche e Ivelise Fortim
Editora: Paulus
Páginas: 264
Preço: R$31,50

O que vou ser quando crescer? Qual curso devo prestar no vestibular? Em qual área devo me especializar? O que vou fazer depois que me aposentar? Essas questões fazem parte da vida do ser humano, e nem sempre é possível definir sozinho qual é o melhor caminho a seguir.

Em Orientação profissional passo a passo, lançamento da Paulus, as autoras Maria Elci Spaccaquerche e Ivelise Fortim, ambas psicólogas, apresentam a importância do trabalho dos orientadores profissionais, que consiste em ajudar as pessoas a escolherem o que vão estudar, para se aperfeiçoarem e para que construam uma carreira de sucesso.

O livro introduz conceitos sobre escolha e vocação, além de oferecer técnicas e exercícios que ajudam esses profissionais no dia a dia do seu ofício. “Pode ser usado como livro didático em cursos de graduação, ou pode servir como guia para os que estão iniciando na carreira de orientadores profissionais. Também é útil ao orientador profissional já experiente que queira trabalhar com as técnicas aqui apresentadas”, explica Maria Elci Spaccaquerche.

Dividida em três partes, a obra aborda o autoconhecimento, que se refere principalmente às características da personalidade do indivíduo que busca ajuda, além de oferecer exercícios que simulam uma entrevista com orientandos indecisos a respeito de qual carreira seguir; ensina como o orientador profissional deve fazer para reunir informações sobre profissões, cursos e mercado de trabalho, a fim de traçar um panorama sobre as possíveis escolhas do orientando; apresenta uma síntese de todo o processo, que permite ao orientador profissional definir, de acordo com todas as informações recolhidas até este momento, as profissões que mais se aproximam do orientando.

As autoras chamam a atenção dos profissionais envolvidos nessa temática para a reflexão sobre a escolha, o cuidado com o orientando e o constante aprimoramento do orientador. “Esse adolescente que ora nos aparece solicitando a orientação profissional será o homem de amanhã que contribuirá para a sua família, sua comunidade e seu país”, afirmam.

Autoras
Maria Elci Spaccaquerche é psicóloga com os títulos de especialista nas áreas de Educação e Clínica. Mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, desenvolve o trabalho de Orientação Profissional e de Carreiras desde 1975. Como professora universitária, lecionou na PUC-SP, onde foi coordenadora do Núcleo de Orientação Vocacional da Faculdade de Psicologia, bem como professora de núcleos sobre a Psicologia Analítica de C.G. Jung. Além disso, é coordenadora da coleção “Amor e Psique”, da Paulus.

Ivelise Fortim é psicóloga e mestre em Ciências Sociais, Antropologia, ambos pela PUC-SP. Especialista em Orientação Profissional pelo Sedes Sapientiae, e em Abordagem Junguiana pela COGEAE-PUC-SP. Atualmente é professora da Faculdade de Psicologia da PUC-SP e Membro do NPPI (Núcleo de Pesquisa de Psicologia em Informática) da PUC-SP.

Esta matéria ajudou você?

+ 13 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios