por Camila Micheletti
Lembra daquele sujeito introspectivo, às vezes tão estranho que chegava a ser engraçado, que não falava com quase ninguém e até evitava sair para almoçar com o pessoal do escritório? Pois bem, ele morreu. Hoje em dia, o profissional de TI precisa ter trânsito livre em todas as áreas da empresa, saber trabalhar em equipe, ter visão do negócio e foco no resultado.
“Mesmo sendo um especialista em algum assunto, o profissional de TI também precisa atuar de forma generalista. Ele deve possuir a visão do todo, entender do negócio da empresa e o impacto de sua atividade. Ele está ali para agregar valor”, garante Magali Bredariol, gerente de RH da consultoria Stefanini.
Para que o profissional de TI mantenha-se competitivo, precisa:
- Ser rápido no aprendizado
- Ter habilidade e flexibilidade para gerenciar projetos complexos e trabalhar em diferentes sistemas
- Ser polivalente
- Trabalhar objetivando a redução de custos e a diversidade da equipe
- Ter orientação para o resultado – não adianta saber a teoria se não souber aplicar a solução na empresa
- Saber trabalhar em equipe
- Cumprir prazos
- Ser criativo
- Ter foco no resultado
- Ter grande visão do negócio, saber olhar além da sua área
- Ter habilidade de negociação e saber se apresentar em público
- Saber trabalhar sob pressão
“É mais dífícil mudar o comportamento do que o conhecimento técnico. Por isso, faço entrevistas por competências e valorizo o profissional que tenha flexibilidade e disposição para aprender”, diz a gerente de RH da Stefanini.
Por tudo isso, invista na sua área de especialização – mas não esqueça de trabalhar também os aspectos comportamentais, como liderança, trabalho em equipe e negociação. Em um desempate entre candidatos de um mesmo nível técnico, eles podem decidir a sua contratação.
Comentários 0 comentário