Carreiras | Empregos

por Camila Micheletti
Lembra daquele sujeito introspectivo, às vezes tão estranho que chegava a ser engraçado, que não falava com quase ninguém e até evitava sair para almoçar com o pessoal do escritório? Pois bem, ele morreu. Hoje em dia, o profissional de TI precisa ter trânsito livre em todas as áreas da empresa, saber trabalhar em equipe, ter visão do negócio e foco no resultado.
“Mesmo sendo um especialista em algum assunto, o profissional de TI também precisa atuar de forma generalista. Ele deve possuir a visão do todo, entender do negócio da empresa e o impacto de sua atividade. Ele está ali para agregar valor”, garante Magali Bredariol, gerente de RH da consultoria Stefanini.
Para que o profissional de TI mantenha-se competitivo, precisa:

  • Ser rápido no aprendizado
  • Ter habilidade e flexibilidade para gerenciar projetos complexos e trabalhar em diferentes sistemas
  • Ser polivalente
  • Trabalhar objetivando a redução de custos e a diversidade da equipe
  • Ter orientação para o resultado – não adianta saber a teoria se não souber aplicar a solução na empresa
  • Saber trabalhar em equipe
  • Cumprir prazos
  • Ser criativo
  • Ter foco no resultado
  • Ter grande visão do negócio, saber olhar além da sua área
  • Ter habilidade de negociação e saber se apresentar em público
  • Saber trabalhar sob pressão

“É mais dífícil mudar o comportamento do que o conhecimento técnico. Por isso, faço entrevistas por competências e valorizo o profissional que tenha flexibilidade e disposição para aprender”, diz a gerente de RH da Stefanini.
Por tudo isso, invista na sua área de especialização – mas não esqueça de trabalhar também os aspectos comportamentais, como liderança, trabalho em equipe e negociação. Em um desempate entre candidatos de um mesmo nível técnico, eles podem decidir a sua contratação.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.