Carreiras | Empregos

Autor: Joseph L. Badaracco Jr
Editora:
Elsevier/Campus
R$
39,00preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Esqueça os heróis de estórias em quadrinhos, os desbravadores que salvam o mundo nos filmes e os esteriótipos ligados à liderança, como carisma, heroísmo, coragem e outros tantos adjetivos que ainda hoje estão relacionados à pessoa que exerce o papel de líder. Este livro traz uma visão diferenciada sobre o assunto e mostra que os verdadeiros líderes são aqueles que agem em silêncio e tomam pequenas decisões que, somadas, movimentam o mundo e fazem a diferença nas organizações.
De acordo com o autor, Joseph L. Badaracco Jr, esses são os chamados “líderes silenciosos”, que trabalham nos bastidores e não têm nenhuma pretensão de serem heróis, pelo contrário. O que eles querem é apenas “fazer a coisa certa”- para sua organizações, seus colaboradores e para si mesmos – mas de modo imperceptível e sem acidentes.
O livro mostra que o líder silencioso precisa ter três características básicas: Controle, Modéstia e Obstinação. “…São qualidades silenciosas do dia-a-dia. Nenhuma delas está associada à liderança heróica. Não se menciona a coragem destemida, a personalidade carismática, a vontade de sacrificar tudo, paixões nobres ou um compromisso inabalável por uma causa”, explica o autor no livro. Ou seja, as qualidades do líder são aparentemente simples, mas é justamente por serem simples e acessíveis é que elas são importantes, já que possibilita que qualquer pessoa possa ser um “líder silencioso”.
O livro é resultado de uma extensa pesquisa do autor sobre o assunto. Confira as oito diretrizes práticas que norteiam o líder silencioso:

  • Não se iludir;
  • Confiar em motivos ambíguos;
  • Ganhar tempo;
  • Investir com inteligência;
  • Aprofundar-se;
  • Driblar as regras;
  • Usar o tato, testar e avançar aos poucos;
  • Firmar um compromisso;

Joseph L. Badaracco Jr. é professor de Ética Comercial na Harvard Business School. Tem ministrado cursos sobre estratégia, adminsitração geral e ética comercial no MBA da faculdade e nos programas para executivos. O autor escreveu três outos livros sobre as responsabilidades éticas dos gerentes, mas que ainda não foram traduzidos para o português: “Leadership and The Quest for Integrity”, “Business Ethics, Roles and Responsabilities” e ainda “Defining Moments: When Managers Must Choice Between Right and Right”.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.