Ser selecionado para uma vaga é uma conquista e tanto! Após entrevistas e testes concorridos e desafiadores, é hora de enfrentar mais um desafio: o período de experiência.
Geralmente, ele tem a duração de três meses e funciona como um período de adaptação. Se o profissional se alinhou à equipe e executa seu trabalho de forma satisfatória, permanece no emprego. Por outro lado, se não se encaixou bem ao cargo, pode acabar demitido.
O desejo de agradar a todos em um curto período, no entanto, é o principal erro dos trabalhadores recém-contratados. Para evitar deslizes, confira as dicas do site Empregos.com.br para ser bem-sucedido no período de experiência:
1-Repasse suas atribuições
Na primeira semana, confirme suas atribuições do dia a dia. Certifique-se de alinhar as expectativas de seu empregador ao que você está produzindo.
2- Ouça mais do que fale
Você já deve ter ouvido falar da expressão “mostrar serviço” – quando um profissional fala mais do que executa. Essa atitude demonstra falta de humildade e respeito pelos processos já implementados. Preste atenção à forma como todos trabalham e só com o tempo contribua pontualmente com sugestões que, de fato, valem a pena.
3- Pergunte
Não tente bancar o sabichão. Reconhecer que não sabe algo, mas deseja aprender para aperfeiçoar o trabalho, é uma qualidade e não um ponto fraco.
4- Não confie na memória, anote
Embora perguntar seja essencial, fazer perguntas demais (ou repetitivas) é bastante cansativo, e você pode acabar deixando a imagem de profissional relapso.
5- Converse
Quando tiver a oportunidade, como os horários de café ou almoço, tente conhecer os colegas. Não apenas o que eles fazem ali, mas quem eles são fora dali também. Diálogos fluídos em momentos de descanso são apreciados, em vez de falar sobre trabalho o tempo todo.
Comentários 0 comentário