Carreiras | Empregos

Empresas de sucesso com grandes líderes preferem fugir das perguntas comuns.
Google, Facebook e Apple são algumas das companhias conhecidas pelas questões intrigantes feitas e que fazem com que o candidato realmente pense muito para responder.
Ficou curioso? O Fórum Econômico Mundial selecionou algumas das perguntas que são feitas por grandes executivos em entrevistas de emprego.
Confira:
O que você não teve a chance de incluir no currículo? – Richard Brenson, fundador do Virgin Group
O bilionário escreveu que um currículo é importante, mas “se fosse para contatar alguém com base no que ele diz sobre si mesmo no papel, você não precisaria perder tempo em uma entrevista”.
Em uma escala de 1 a 10, quão estranho você é? – Tony Hsieh, CEO da Zappos
Um dos principais valores dessa empresa é “criar diversão e um pouco de esquisitice”. Para ter certeza de que o candidato contratado é o certo, o CEO normalmente faz essa pergunta e diz que o número não é importante e sim a maneira como a pessoa responde.
Me dê um exemplo de uma época em que você analiticamente resolveu um problema difícil – Laszlo Block, diretor de RH do Google
Ele também afirmou que a companhia começou com suas famosas perguntas de quebra cabeças nos últimos anos para questões comportamentais. “O interessante sobre a entrevista é que os candidatos sempre contam sua própria experiência e dentro disso, você consegue dois tipos de informação. Uma é ver como eles reagem a uma situação real e a informação valiosa é um senso do que eles consideram difícil”, disse em entrevista ao New York Times.
Quantos anos você tinha quando conseguiu seu primeiro emprego remunerado? – Hannah Paramore, presidente da agência de Publicidade Paramore
Ela explicou que faz questão de buscar saber o quanto os candidatos colocam de ética em seu trabalho, contrapondo com seus direitos. E que pessoas que trabalham por meio período no colégio ou faculdade por necessidade, principalmente em empregos difíceis, mostram um alto nível de responsabilidade.
Richard Onde você estava? – Elon Musk, CEO da Tesla
Segundo a nova biografia de Musk, ele sempre começa a pergunta contando: “Você está na superfície da Terra. Você anda um quilômetro sul, um quilômetro oeste e um quilômetro norte. Você termina exatamente onde começou. Onde você estava?”. A resposta é: ou no Polo Norte ou próximo do Polo Sul. Ele fez a mesma pergunta a quase todos os mil primeiros contratados da SpaceX, empresa de exploração espacial.
Qual seu superpoder… ou espírito animal? – Ryan Holmes, CEO da HootSuite
Durante a sua entrevista, eu perguntei à minha atual assistente executiva qual era seu animal favorito. Ela me disse que era um pato, porque patos são calmos na superfície e apressados para fazer tudo ficar pronto por dentro, ele disse. “Eu achei uma resposta maravilhosa e a descrição perfeita para o papel de uma assistente executiva”.
Qual sua prática espiritual? – Oprah Winfrey
Quando estava buscando o presidente de seu canal de televisão, Oprah reduziu os candidatos com essa pergunta que deixou muitos desconfortáveis. Posteriormente, a apresentadora explicou que não estava perguntando sobre religião, mas sim sobre as relações que possuíam consigo mesmos. A intenção era descobrir o que eles faziam por si mesmos.
O que você faria em um apocalipse zumbi? –  Ashley Morrys, CEO da Capriotti’s Sandwich Shop
Segundo a CEO, essa é a melhor maneira de saber como os candidatos reagem sob pressão. “Não existe uma resposta certa, então é interessante descobrir a opinião de alguém e como eles pensam sobre seus pés”, explicou.
Um martelo e um prego custam US$ 1,10 e o martelo custa um dólar a mais do que o prego. Quanto o prego custa? – Jeff Zwelling, CEO e cofundador da Convertro
A pergunta é feita, segundo o CEO, para ter um melhor senso de quem é o candidato. “Alguns candidatos vão instantaneamente dizer 10 cents, mas isso está errado. Eles não tentam ter uma resposta exata, o que é cinco centavos, mas quero que eles ao menos tenham um pensamento sobre isso”.
Se você trabalhasse em um restaurante, qual emprego ia querer ter? – Ajeet Singh, CEO e fundador da ThoughtSpot
É uma pergunta que dá muita informação sobre os candidatos e extremamente útil. “A pergunta chega na essência do que guia uma pessoa e o que eles gostam de fazer, o que os inspira, o que os motiva”, ele disse. “Eu quero ver se consigo percepções não convencionais do que as pessoas são”.
Me diga algo que é verdade, que quase ninguém concorda com você – Peter Thiel, cofundador do PayPal. Ele gosta de contratar pessoas que não têm medo de dizer o que pensam, “Ela testa a originalidade do pensamento, e para alguma extensão, testa a coragem de ter voz própria em um contexto difícil”, explicou.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.