Carreiras | Empregos

Todas aquelas “brincadeiras” em equipe realizadas na dinâmica de grupo, como encher balões, construir algo com peças de lego, criar cartazes e que muitos candidatos pensam ser uma bobagem, têm um sentido e uma finalidade. A maior parte das empresas adotam a dinâmica de grupo como forma de avaliação e eliminação durante um processo seletivo, pois essa tática permite conhecer como o candidato age e reage a situações do cotidiano.

Os jogos e exercícios são escolhidos estrategicamente conforme as características ou competências que o selecionador quer observar nos candidatos. Eles podem ainda estar ligados inclusive ao segmento de um negócio e aos produtos fabricados por aquela companhia.

Dinâmica de grupo
 

A melhor forma de se dar bem nessa etapa e seguir em frente no processo seletivo é manter a calma e nunca tente ser o que você não é. Se você não tem determinado tipo de comportamento, ele não aparecerá naturalmente em situações de brincadeira ou de pressão. Condutas “interpretadas” são fáceis de serem percebidas, pois geralmente são artificiais e exageradas.

Se possível, aproveite a dinâmica ainda para conhecer outras pessoas e fazer networking. Utilize informações de sua experiência pessoal para explicar as ocorrências e reflexões que surgirem na dinâmica de grupo, caso seja questionado sobre algo que não esperava.

Abaixo, separamos três pontos importantes para você refletir antes de participar da próxima dinâmica em grupo:

Comportamento
• Procure ser o mais natural possível e controle a ansiedade. Nervosismo não ajuda em nada!
• Execute as tarefas da melhor maneira possível e preste muita atenção ao que está sendo pedido e perguntado.
• Controle a agressividade, mesmo num momento de discussão procure não se exaltar.
• Mantenha-se atualizado, algum exercício pode ser realizado com base em notícias e fatos que estão acontecendo no momento.
Apresentação pessoal
Suas roupas e acessórios podem prejudicar seu desempenho.
• Muitas dinâmicas exigem movimentos como sentar, ajoelhar, subir em algum lugar. Evite roupas complicadas ou muito apertadas, minissaias e decotes nem pensar!
• Use roupas sóbrias, mas confortáveis. Você não terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão, portanto, capriche!
• Para os homens, a dica é terno de cor escura, com a meia sempre combinando com o sapato. Não invente moda na gravata, deixe aquela de bichinhos para uma situação mais informal.
• Para as mulheres, um terninho vai muito bem, de preferência de cores sóbrias, como o preto e marrom escuro, evite cores vibrantes. Cuidado: se você não sabe sentar adequadamente, não vá de saia, prefira uma calça comprida. O mesmo vale para o salto alto. Caso a sua posição não seja nível executivo, prefira roupas mais simples, que condizem com o seu perfil profissional. Mas sem cair nos extremos. Evite calça jeans e tênis.
• Não exagere demais no perfume e nos acessórios. Lembre-se, tudo que é em excesso faz mal, e, com certeza, você não quer ser lembrado pelo homem que tinha o perfume mais forte da sala ou a moça que abusou nos brincos e pulseiras.
Cuidados com o corpo e a mente
Ao se preparar para dinâmica de grupo deve-se lembrar de que seu corpo e mente serão testados. Por isso é importante:
• Dormir cedo e não comer alimentos pesados;
• Não tomar nenhum medicamento que possa gerar algum efeito colateral antes da dinâmica;
• Relaxar e tentar esquecer as preocupações;
• Ler bastante. A leitura ativa o cérebro;
• Confirmar o endereço e pesquisar qual o caminho para ir. Saia de casa com antecedência para evitar atrasos.

Ainda com dúvidas sobre dinâmica de grupo? Confira nosso Guia da Dinâmica em Grupo e leia nossos outros artigos sobre o tema.

Boa sorte!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.