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Seis Dimensões? Seis Desejos? Seis Dogmas? Nada disso. Apenas uma forma fácil de memorizarmos como atua um líder moderno. Já que a missão do novo líder é motivar, capacitar e inspirar, veja como os princípios abaixo – todos começando com a letra D – pontuam suas atividades:
DESCONTRAÇÃO
A empresa precisa de colaboradores criativos, certo? Portanto rigidez e autoritarismo são inadmissíveis. As pressões externas que as empresas sofrem já são suficientes. O papel do líder é ser companheiro, alguém que está no mesmo barco, embora com alguns instrumentos a mais (leia mais a respeito no artigo Pressão e Opressão). O importante é a equipe estar solta, à vontade – e com vontade – para criar, opinar, discordar. Uma piada ou uma brincadeira feita na hora certa pode ajudar e muito. Seja humano, seja sincero, seja agradável. Procure formas de gerar descontração. Até uma ambientação física agradável ajuda. E bom humor é fundamental!
DIRECIONAMENTO
Pode soar como um paradoxo, mas paralelamente à descontração, é preciso ter foco. Ao direcionar, o líder ajuda seus colaboradores a incorporar a missão da empresa, harmonizar objetivos e estabelecer prioridades.
DESAFIO
Por meio do desafio, trabalho deixa de significar sacrifício ou tortura (como já foi em sua origem etimológica) e passa a ser sinônimo de criatividade, realização, aprendizado e, sobretudo, prazer. Esta motivação é adquirida aos poucos, cada vez que uma pessoa se percebe mais capaz.
O psicólogo organizacional Mihaly Csikszentmihaly, em seu livro “A Psicologia da Felicidade” mostra como administrar desafios para obtermos bons resultados e prazer. Quando uma pessoa está aprendendo uma nova tarefa, ela tem pouca aptidão e provavelmente um alto grau de ansiedade. Com o tempo, ela aprende a realizar a tarefa e sua ansiedade chega a um ponto ótimo de fluidez, prazer e resultados. Mais tempo passa e nosso personagem já “tira de letra” a aptidão para a tarefa. Nesse momento, seu desafio será pequeno e terá como conseqüência o tédio. Essa é a hora do novo desafio!
DIFERENCIAÇÃO
Seres humanos são diferentes entre si. Não é difícil perceber o que cada membro de uma equipe tem de especial, de único. Por que não aproveitar e maximizar as características individuais de cada um, tanto de personalidade como de experiência profissional? Colocar a pessoa certa no lugar certo é o ideal, e não se limita à distribuição das tarefas. Há uma dinâmica social que acontece nas equipes que pode ser aproveitada: o piadista, o que lembra dos aniversários, o que lê mais… A pessoa se sente respeitada, confiante, e passa a ousar mais, sem medo de ser diferente dos outros.
Diferenciar significa saber qual é o grau de desafio que cada colaborador precisa e tolera, respeitar suas origens e seus valores, valorizar seus sonhos pessoais.
DESAPEGO
Uma equipe é mais produtiva quando seus membros estão realmente voltados para a melhor solução e conseguem se desapegar de idéias e paradigmas anteriores.
É preciso abandonar o ego, as certezas, a noção de que a alternativa que conhecemos é a única possível. Às vezes é difícil, mas a conscientização do comportamento, a mudança de valores e principalmente o treino podem ajudar muito.
Juntando esses 5 Ds com uma boa dose de motivação e comprometimento, o líder consegue o que é mais importante em uma equipe: DETERMINAÇÃO. E se ele mesmo a tiver, será um líder querido, eficaz e inspirador.

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