Tendência no mundo corporativo, o processo de feedback contínuo tem sido praticado junto à avaliação de desempenho tradicional, que ocorre algumas vezes ao ano.
Nessa nova forma de análise, em vez do gestor se basear em resultados obtidos e comparar os funcionários em um ranking de notas, ele passa a analisar o impacto de cada profissional da equipe no negócio.
A ideia é que a avaliação de desemprenho geral não seja apenas uma burocracia no trabalho, mas sim uma ferramenta usada pelas companhias para alinhar e rever metas, em que o funcionário ajuda diretamente no desenvolvimento da empresa e ela ajuda no aprimoramento do trabalhador e sua carreira.
A proximidade entre chefia e funcionários é a principal característica da nova forma de avaliar. A conversa entre ambos se torna mais frequente, o que possibilita ao trabalhador ter uma ideia de como estão as expectativas sobre ele, a fim de melhorar seu desempenho antes da avaliação de desempenho formal.
Portanto, a avaliação de desempenho tradicional não deve ser extinguida, mas sim complementada pela análise contínua de resultados.
Outra característica do novo modelo é o feedback 360 graus, no qual todos os funcionários são avaliados, tanto por chefes quanto por colegas. Assim, os funcionários também têm a possibilidade de discutir as atitudes do líder.
A técnica requer grande maturidade dos profissionais, que devem estar abertos a receber críticas a fim de aprimorar seu trabalho e desenvolvimento na empresa.
Nova avaliação de desempenho analisa os funcionários de forma contínua
A nova dinâmica é reflexo da mudança de gestão das empresas, que interagem mais com os funcionários em busca de desenvolvimento mútuo. Conheça o novo processo para se sair bem!
Avalie:
Comentários 0 comentário