02 / 03 / 2016

Como usar a avaliação de desempenho a seu favor

O teste determina como é sua relação com a empresa e permite a negociação de aumento salarial quando mostra resultados positivos
por
http://carreiras.empregos.com.br/

Assim como o professor aplica uma prova para analisar a performance de seus alunos em sala de aula, os gestores utilizam um recurso semelhante nas organizações para determinar a boa ou má atuação dos funcionários de sua equipe: a avaliação de desempenho.

A técnica não deve se basear em critérios subjetivos do líder. O que ele levará em conta são as ações do profissional com base em suas competências principais e os resultados apresentados, como o cumprimento de metas. Também é estudado o comportamento do funcionário na execução de suas atividades, como por exemplo, sua interação com a equipe.

Como usar a avaliação de desempenho a seu favor

Como funciona?

O gestor determina um período de análise, que pode ser um ou vários meses. Ele estabelece, pontos básicos importantes a serem estudados e faz um balanço sobre os erros e os êxitos do colaborador.

Posso utilizar a avaliação de desempenho para negociar um aumento?

Com a avaliação de desempenho, o profissional pode compreender de forma detalhada como seus superiores vêm o seu trabalho e como o consideram vital para a organização. Isso significa que um feedback positivo é a deixa perfeita para negociar um aumento.

Aponte projetos que obtiveram resultados além do esperado. Enfatize seu desejo pela conquista de outras superações nos processos que envolvem seu trabalho para entrar em acordo com o gestor quanto ao valor a ser ajustado.

Demonstre interesse em aperfeiçoar suas capacidades cada vez mais – é a chance de a empresa oferecer cursos complementares e prepará-lo para cargos maiores, viabilizando um bom plano de carreira na organização.

E se eu não me sair bem?

Caso você não obtenha resultados satisfatórios aos olhos do gestor, dialogue sobre a oportunidade de remanejamento na equipe. Pode ser que você se saia melhor em outro departamento.

Se está em período de experiência, avalie a possibilidade de um novo treinamento. Peça ao gestor que informe suas fraquezas e apresente seu potencial de desenvolvimento para reverter esse quadro.

Esta matéria ajudou você?

+ 5 pessoas ajudadas

Comentarios