Carreiras | Empregos

Autor: Patrick Lencioni
Editora:
Editora Elsevier/Campus
R$ 48,90 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Reuniões fazem parte da realidade de toda empresa. Muitas vezes improdutivas, elas podem gerar estresse nos participantes, além de, se mal conduzidas, desperdiçarem tempo útil. Mas, apesar de muitos profissionais terem aversão a elas, as reuniões são essenciais para o bom funcionamento de qualquer organização. “São nelas que os gabinetes presidenciais discutem se vão ou não entrar em guerra; os governadores e seus assessores analisam os méritos de aumentar ou diminuir os impostos; os CEOs e suas equipes decidem lançar uma marca ou produto ou fechar uma fábrica” – é o que diz Patrick Lencioni, autor do livro Nocaute por reunião.
A obra traz um formato inovador e de interessante leitura, ao unir a narrativa ao texto explicativo. O autor enumera os quatro tipos de reunião com todos os desafios e metas a serem cumpridos em cada um. Também traz, ao final da obra, um roteiro prático para as Reuniões Táticas Semanais, o que ajuda o leitor a melhor gerenciar seu próprio modelo de reunião.
Direcionada a pessoas que exercem cargos de liderança, o livro se divide em duas partes – A Fábula, um conto de ficção que aborda a experiência de um gestor, e O Modelo, que consiste na descrição das metodologias do autor para se alcançar resultados produtivos durante as reuniões. A primeira parte conta a história de Casey McDaniel, empresário fundador e CEO da Yip Software, onde criou um jogo virtual que lhe rendera bons frutos durante muito tempo. Mas Casey tinha um perfil mais pacato e pouco agressivo em relação aos negócios – de acordo com seu staff, a empresa poderia ser bem lucrativa se a postura do CEO fosse mais empreendedora. Faltava entusiasmo à Yip Software, que se refletia, também, nas reuniões do grupo.
A chegada do jovem e inquieto Will Petersen mudou os rumos da empresa, dado que conseguiu dinamizar não só as reuniões, mas também os resultados das vendas, ao implantar uma gestão audaz e prática. Ele aplica à empresa o que, na segunda parte, Lencioni abrange com mais detalhes, os quatro tipos distintos de reunião:

  • Relatório Diário: Consiste na reunião dos membros da equipe por cinco minutos para que relembrem os afazeres do dia. “Isso propicia um fórum rápido para assegurar que nada passe despercebido em determinado dia e que ninguém pise no pé de ninguém”;
  • Reunião Tática Semanal: “É um relato rápido de cada um dos presentes sobre suas duas ou três prioridades para a semana”. Segundo o autor, devem durar de 45 a 90 minutos.
  • Reunião Estratégica Mensal: É o tipo de encontro mais importante da equipe. “É nela que os executivos vão analisar, debater e tomar decisões sobre questões fundamentais (mas apenas algumas) que afetarão os negócios seriamente”.
  • Reunião Trimestral Fora do Escritório: Desacreditada por muitos, a reunião fora do escritório é pouco aplicada nas empresas por ser julgada fútil. “O objetivo de sair do escritório não é divertir os participantes, mas permitir que eles se afastem das distrações e interrupções do dia-a-dia”, completa Lencioni.
Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.