Carreiras | Empregos

Autor: Lois P. Frankel
Editora:
Gente
R$ 29,90 – preço sujeito à alteração. Consulte o site da editora.
Por Clarissa Janini
De quem é a culpa pelo fato de as mulheres ainda hoje estarem à sombra dos homens no mercado de trabalho? “Da sociedade machista”, muitas responderiam. Mas, para Lois P. Frankel, autora de Mulheres ousadas chegam mais longe , usar esse tipo de desculpa é uma forma de perpetuar a inferioridade feminina nos negócios. Segundo a escritora, as próprias mulheres auto-sabotam suas carreiras com atitudes e pensamentos que as colocam abaixo dos homens. Essa sabotagem, contudo, não é consciente. “As meninas aprendem, desde a mais tenra infância, que seu bem-estar e seu sucesso dependem fundamentalmente de algumas atitudes estereotipadas, tais como ser bem-educadas, submissas, cordatas e suaves até na maneira de falar”. Nossa sociedade e cultura colaboram para que esses preceitos sejam seguidos à risca.
Diante de tantos obstáculos observados em 25 anos como consultora, Lois elaborou um guia com os 101 principais erros cometidos pelas mulheres e, claro, dicas para solucioná-los. “Mesmo que você escolha apenas 10% das mais de 300 recomendações contidas nesse livro para acrescentar a suas habilidades, a leitura já terá valido a pena”. Bastante dinâmico e didático, o livro é um grito à independência feminina no trabalho. Se os homens têm salários e posições melhores nas empresas – mesmo com igual capacitação das mulheres – é porque algo deve ser mudado. A autora lembra que o objetivo do livro não é incitar à masculinização, mas sim tornar as mulheres mais maduras e competitivas no mercado.
Erros fatais
Como já dito, a maior parte das falhas femininas na carreira relaciona-se com o fato de subjulgarem seu próprio potencial em detrimento da limitação imposta pela sociedade às mulheres. Por isso, quebrar barreiras e adotar uma postura sólida é essencial para se destacar em meio aos colegas do sexo oposto. “Eleanor Roosevelt estava certa quando afirmou: ‘Ninguém poderá fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento’. Chega de submissão. Basta de conivência! Deixe de ser uma garota “.
A autora divide os 101 erros em sete capítulos, que abordam formas de agir, pensar, parecer, etc. Confira algumas dicas gerais sobre comportamentos tipicamente femininos que devem ser mudados:
Trabalhar demais: Segundo Lois, ser workaholic e parecer estressada o tempo todo é uma característica que deve ser abolida do comportamento feminino. “Se você trabalhar sem parar, sem dúvida passará a impressão de nervosismo e ineficiência”, alerta.
Passividade: Falta de iniciativa e excesso de ingenuidade são outros predicados que fazem jus aos ensinamentos que as mulheres recebem desde pequenas. Para ascender na carreira, fique longe de rótulos como “boazinha” e “bobinha”. “Nas mulheres, a demonstração de ingenuidade revela a incapacidade de interpretar corretamente as situações ou de aprender através da experiência”.
Agir masculinamente: Não tente mudar sua natureza e abdicar de suas qualidades femininas. O que o livro propõe é desfazer-se de algumas características prejudiciais e somar a outras benéficas. “Trata-se apenas de uma questão de equilíbrio: assim como os homens às vezes abusam de suas características, as mulheres estão sujeitas ao mesmo erro”.
Aparência inadequada: O aspecto físico de uma pessoa é a primeira coisa a ser notada pelos outros – “As pesquisas demonstram que cerca de 55% da credibilidade se deve à aparência”, afirma Lois. Os equívocos mais comuns das mulheres, segundo ela, giram em torno de exageros: sorrir demais, maquiar-se em excesso, gesticular de forma errada, usar muitos acessórios, entre outros.
Falar demais e dispersivamente: É fato que as mulheres costumam ser mais comunicativas e falantes do que os homens – e, para tirar vantagem desse diferencial, algumas regras são fundamentais. A autora destaca como erro o modo pouco objetivo e exagerado na fala de algumas mulheres. “Lembre-se de que, tanto quanto a aparência, a maneira de falar é um dos fatores mais representativos da credibilidade no ambiente de trabalho”.

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