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O minicurrículo nada mais é que o seu currículo resumido e formatado de um modo que facilite a visualização dos pontos mais importantes e relevantes. Por ser um meio de visualização rápido e ágil, o minicurrículo deve ser elaborado com os mesmo cuidados que o currículo, já que ele é o primeiro canal de contato de um recrutador com o perfil de um profissional.

Quando o minicurrículo tem as informações necessárias e dispostas de maneira clara, facilita a busca por candidatos com o perfil e qualificações desejadas pelas empresas, o que torna a seleção dos candidatos a uma vaga muito mais prática.

Mas tome cuidado: não adianta caprichar no currículo e elaborar o minicurrículo de qualquer jeito. Lembre-se sempre que ele é a primeira informação sobre você que o recrutador irá ver. Erros de português, experiência profissional fora de ordem, falta de informações, entre outros descuidos, podem fazer com que um recrutador não sinta interesse pelo seu currículo ou perfil.

como elaborar um minicurrículo
Quais são os dados que o minicurrículo deve ter?
Sua formação acadêmica;
Um resumo das suas experiências profissionais;
Suas principais habilidades e competências;
Seus resultados obtidos.
Veja alguns exemplos abaixo:
– Minicurrículo para uma pessoa sem experiência, em busca do 1º emprego
“Cursando o 3º ano do Ensino médio, nível básico no idioma inglês. Ótimo rendimento escolar na área de exatas e com facilidade de aprendizado. Participação por 1 ano em trabalhos voluntários de alfabetização para o público da terceira idade, desenvolvendo, desta forma, responsabilidade social e compromisso profissional. Grande habilidade em edição e formatação de documentos em Word e Excel. Objetivo profissional: área administrativa. Organizado, comunicativo, responsável e com facilidade para trabalhos em equipe.”
Minicurrículo para uma pessoa com um pouca experiência
“Cursando Administração de empresas pela Universidade do ABC, com previsão de término para o ano de 2015. Domínio básico do idioma inglês. Participação de palestras ministradas na faculdade, com profissionais atuantes no mercado de trabalho da área administrativa. Vivência no ambiente de escritório adquirida por um estágio de quatro meses, desempenhando as funções de elaborar planilhas e relatórios. Experiência de nove meses na empresa GH Empresarial, com atuação no atendimento ao cliente, controle de entrada e saída de materiais, notas fiscais e verificação de caixa. Respondia ao analista administrativo, fornecendo todas as informações de atividades desempenhadas no cotidiano da empresa. Conhecimento intermediário no Pacote Office e perfil de profissional empenhado, comprometido, com facilidade para trabalhar em equipe e de rápida adaptação. Em busca de crescimento profissional.”
Minicurrículo para uma pessoa com experiência sólida
“Cursando o ensino superior em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Santa Bárbara. Nível básico de entendimento dos idiomas inglês e espanhol. Experiência de 4 anos em atendimento a clientes internos e externos, em emissão de notas fiscais, análise de fluxo e produtividade de pessoal, controle de planilhas, documentações e liberação de certificados digitais. Participação de projetos e ações para o crescimento de 30% nos resultados gerais de lucratividade da empresa, contribuindo para diminuição de gastos desnecessários na implementação do 5S nos diversos setores. Reportava-se aos coordenadores da área para avaliação de desempenho e elaboração de tarefas. Conhecimento avançado das ferramentas do Pacote Office. Dinâmico, proativo, de fácil adaptabilidade e com grande poder de persuasão.”
 

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