Guia do Currículo: Veja como elaborar um currículo perfeito

Como colocar experiência profissional? E se for meu primeiro emprego? Nosso Guia do Currículo ajuda você com essa e outras dúvidas
por
http://www.empregos.com.br

Todos nós sabemos a dificuldade que é elaborar um currículo que se destaque dos demais. Temos diversos modelos na internet, mas nem sempre encontramos um ideal para nossa situação. O Guia do Currículo te ajuda a criar um currículo perfeito.

Como o Guia do Currículo vai me ajudar?

O Guia do Currículo é um apanhado das dúvidas mais comuns e dos erros mais cometidos durante a elaboração de um currículo, modelos de currículo para download, desde o primeiro emprego ou estágio ao nível profissional e dicas de como deixar seu currículo mais interessante aos olhos dos recrutadores.

Guia do currículo

Antes de começar a elaborar seu currículo:

Seu currículo não ficará bom se for feito em 5 minutos. Reserve um tempo e faça ele com calma.

Tenha em mãos todos os dados necessários, como datas de início e saída de empregos anteriores, informações acadêmicas, cursos e eventos em que participou.

Procure escrever numa linguagem clara. Revise várias vezes para evitar erros de português.

Evite o uso de linguagem ou termos muito formais – o excesso pode ofuscar detalhes importantes.

Use o Guia do Currículo como orientação. Veja se você não cometeu os erros listados ou se faltam pontos importantes.

Quais são os erros mais cometidos?

Erros no cv

– Falta de dados e informações
Acredite se quiser, mas tem muito recrutador que recebe currículo sem nome, telefone ou e-mail. Por mais que o candidato tenha o perfil que a empresa busca, a falta de informações complica um possível contato. Fique muito atento a isso.

Se candidatar a uma vaga diferente da sua formação ou perfil
Fique atento na hora de se candidatar em sites de vagas. Geralmente você tem a opção de se candidatar em até três áreas de interesse, que são interligadas. É preciso ter atenção para não acabar se candidatando para uma área com o nome parecido com a que você atua e acabar perdendo alguma oportunidade.

O que não colocar no seu currículo
Número dos seus documentos.
Não é necessário informar seu RG, CPF, número da Carteira Profissional, Título de Eleitor ou Habilitação. Seus dados pessoais que devem ser informados são: seu nome completo, telefone para contato (um fixo, um para recado e um celular), endereço completo, idade e e-mail.

Foto

foto no cv
Só envie sua foto no currículo se a empresa pedir. Caso contrário não é necessário. E lembre-se: caso a empresa solicite uma foto, não é a de perfil do seu facebook nem aquela em que você está com uma galera na balada e só recorta o seu rosto. Fotos de corpo inteiro, com roupas inadequadas ou poses também te prejudicam.

Dúvidas
– Como elaborar o currículo sem ter experiência
É muito importante ter um currículo bem feito quando se está à procura do primeiro emprego. Mas a dúvida que todos têm é: como fazer um currículo sem ter experiência profissional?

É simples. O modelo do currículo é o mesmo, você deve sempre ressaltar seu objetivo profissional. Faça uma descrição das atividades que você participa ou participou, como Grêmio estudantil, trabalho em ONG’s, entre outras coisas. Tente explicar o que era feito em cada atividade.

Modelos de currículo
Seja um currículo impresso ou em formato digital, o modelo e formatação dele faz toda a diferença.

Caso vá imprimir o currículo tome muito cuidado com o papel usado, para que ele não seja de uma cor muito forte. Prefira sempre uma folha branca, sem manchas ou desenhos, ou então papel reciclado. Entregue ele sempre em um envelope, ambos limpos e sem amassados ou rasgos.

Esta matéria ajudou você?

+ 359 pessoas ajudadas

Comentarios