Por Clarissa Janini
Desemprego, licença-maternidade, viagens, ou simplesmente vontade própria podem levar uma pessoa a se distanciar do mercado de trabalho por tempo indeterminado. Voltar a trabalhar depois de um longo período de distanciamento implica em algumas dificuldades. Em primeiro lugar, é mais complicado conseguir emprego quando se está longe há muito tempo do mercado. “Ficar parado diminui suas chances de encontrar trabalho”, diz João Pedro Caiado, headhunter e presidente da Human Development Organization. Por isso, ele aconselha a nunca deixar o network de lado e estar sempre procurando se atualizar na função. “Isso se faz mantendo contato com outros trabalhadores da área e freqüentando cursos, worshops e feiras. Além de aprender, você amplia seu network profissional”.
Manter a auto-estima em dia também é requisito fundamental para ter sucesso na busca por emprego. “A pessoa deve trabalhar a auto-estima. Ficar sem produzir dá menosprezo, então é importante manter atividades, como ginástica, navegar na internet, conversar com pessoas…”, acredita Edison Henriques, professor de liderança e desenvolvimento de capital da BSP (Business School São Paulo). “O brasileiro tem um pouco de mania de se envergonhar por estar desempregado. A pessoa deve perder o orgulho e ‘dar as caras’ na busca por trabalho”, afirma Caiado.
Outra dificuldade encontrada por quem ficou muito tempo parado é adaptar-se ao novo emprego. “Quando você saiu do antigo trabalho, estava com seu desempenho máximo. Após um período longe do ofício, é claro que seu rendimento cai”, diz Henriques. “O maior problema é você tentar clonar seu desempenho do passado. Ao invés disso, quando voltar ao mercado, reinicie sua curva de aprendizado”. Segundo ele, as áreas que mais requerem constante atualização são as de tecnologia, gestão, TI e serviços.
Confira, abaixo, dicas para quem está fora do mercado há muito tempo conseguir um emprego mais facilmente:
- O network ainda é a melhor forma de conseguir trabalho. Nunca deixe de se relacionar com antigos colegas e esteja aberto para novos contatos;
- Procure diretamente pelo departamento desejado na empresa; às vezes, é mais rápido do que passar pelo RH;
- Faça cursos. Além de se manter atualizado, é uma grande oportunidade de ativar novos contatos;
- Procure pelas últimas empresas que trabalhou
Foi contratado, mas está difícil “pegar no tranco”? Confira algumas dicas para se adaptar rapidamente ao novo ofício:
- Interaja bastante com os novos colegas para integrar-se mais facilmente ao ambiente de trabalho;
- Corra atrás do aprendizado que está faltando, com cursos e especializações, mesmo sem comunicar a empresa;
- Faça “horas-extras não-remuneradas” caso esteja precisando conhecer mais a função e a empresa
Comentários 0 comentário