Carreiras | Empregos

Quem pensa que abrir um negócio próprio é simples, está muito enganado. Além de toda a parte burocrática, é preciso muito jogo de cintura e senso empresarial para conseguir espaço no mercado e vencer a concorrência.
Júlio César Durante, consultor contábil do Sebrae/SP, dá as dicas para quem está cansado de receber ordens do chefe e quer se dar bem por conta própria. Acompanhe os principais trechos dessa entrevista:
Empregos.com.br – O que é necessário para abrir o próprio negócio?
Júlio César Durante –
O novo empreendedor precisa vencer duas etapas antes de abrir seu negócio. Primeiro, resolver a parte burocrática. Depois, mostrar que é um bom empreendedor. Na parte burocrática, a nova empresa não pode ser instalada em zona residencial, o novo empreendedor deve verificar se o imóvel está regular, conseguir os alvarás necessários de acordo com seu empreendimento, e registrar o nome da empresa.
Além disso, o empreeendedor precisa ter um bom planejamento para não perder espaço para a concorrência.
Empregos.com.br – Como montar um bom planejamento?
Durante –
O planejamento é essencial na abertura do negócio. O interessado deve antes questionar o porquê escolheu determinado ramo, se o mercado não é suficiente, o que o consumidor espera, como implantá-lo no mercado. Respondidas essas questões e montado um bom planejamento de marketing, você tem grandes chances de vencer a concorrência.
Empregos.com.br – Como está a procura por abertura de pequenas e médias empresas?
Durante –
Mensalmente, o Sebrae atende cerca de 2 mil a 3 mil pessoas interessadas em abrir um negócio próprio. Porém, das empresas abertas, cerca de 30% chegam a fechar entre o primeiro e segundo ano.
Empregos.com.br – Por que uma boa parte das empresas não sobrevive?
Durante –
Falta de planejamento. Não é qualquer um que pode ser empreendedor. É necessário “feeling” empresarial, disposição para investir, estudar a concorrência e conhecer muito o mercado. Não adianta apenas conhecer as técnicas. Precisa saber vencer o concorrente.
Empregos.com.br – Quais são os benefícios de se abrir uma pequena
ou média empresa?
Durante –
O principal benefício é a tributação. Os impostos são mais leves, justamente porque esse setor gera um grande número de emprego. Mas o empreendedor deve estar ciente que qualquer empresa precisa de um capital inicial que varia de R$ 10 mil a R$ 40 mil, sendo que os lucros só vão começar a aparecer depois do segundo ano.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.