Carreiras | Empregos

Uma das etapas mais temidas por muitos candidatos que participam de um processo seletivo é a dinâmica de grupo. Não saber como se preparar, como se comportar nos exercícios que são propostos pelos recrutadores acabam deixando qualquer um inseguro. Então, para você não precisar se preocupar na próxima dinâmica em grupo, listamos os erros mais cometidos pelos candidatos nessa etapa, confira:

Gafes da dinâmica em grupo

Erros na dinâmica de grupo podem deixar você fora do processo seletivo



Estar despreparado
Não é de bom tom participar de uma dinâmica sem ao menos pesquisar na internet informações sobre a empresa contratante. Da mesma maneira, desconhecer completamente a posição a que se candidatou ou não estar a par das etapas do processo (nos casos dos programas de estágio e trainee) pode demonstrar que você não está tão preocupado com a sua carreira.
Participar de muitos processos seletivos ao mesmo tempo pode te prejudicar, tirando seu foco das empresas e fazendo com que você corra o risco de confundir detalhes entre um ou outro processo.
Ter dificuldade na comunicação
Falhas grosseiras no português está na lista dos erros na dinâmica de grupo que mais eliminam candidatos. Outro fator de desclassificação é a dificuldade de verbalizar as ideias. Travar na apresentação pessoal pode, igualmente, ser um problema difícil de ser revertido. Alguns candidatos podem se sentir intimidados por aqueles que se supervalorizam. Mas é importante frisar que muitas posições pedem a habilidade da comunicação e o envolvimento com pessoas. A falta dessa competência, portanto, pode ser vista como incapacidade para ocupar um cargo.
Gostar de supervalorização
Ao querer se sobressair muitos candidatos supervalorizam suas competências e experiências profissionais, mas o tiro acaba saindo pela culatra. O profissional que finge um comportamento uma hora em outro momento se torna vítima da própria armadilha. Já que às vezes a preocupação em transmitir certa imagem é tão grande que o candidato não consegue se concentrar nas atividades propostas pelo recrutador.
Esquecer de interagir
Atividades que exigem trabalho em equipe são aplicadas para avaliar a interação do candidato em um grupo. O profissional que não participa da atividade (seja executando tarefas, seja expondo suas ideias ou sugestões) pode ser prejudicado caso a habilidade de trabalhar em equipe seja fundamental para o cargo disponível.
Deixar a timidez no controle
Se você está concorrendo a uma vaga de emprego na área financeira, cuja posição exige foco e atenção na execução de tarefas e na qual o contato com pessoas será limitado, a competência da comunicação pode não ser um item relevante. Agora, quem atua em áreas nas quais lidar com pessoas é primordial a habilidade comunicativa terá grande peso.
Mostrar nervosismo
Não controlar o nervosismo durante a dinâmica de grupo pode revelar despreparo para ocupar a posição e, ainda, que você pouco se conhece. A dica é se planejar: busque informações sobre a empresa, revise o seu currículo, confira se a vaga realmente tem a ver com o seu perfil, alimente-se bem e se vista de acordo para a ocasião.
Se vestir de forma inadequada
Se você não quer errar vá de social. Não queira ousar demais, pois além de tirar a atenção do recrutador um traje inadequado pode atrapalhar seu desempenho durante a dinâmica. Lembre-se que durante a dinâmica será testado o seu perfil profissional. Faça que ele chame atenção e não suas roupas.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.