01 / 12 / 2005

Entrevista com Shimon Dolan, professor e instrutor do curso da ABQV

O termo “Direção por Valores” (PDV) surgiu em 1997 com os estudos dos professores Salvador García e Shimon Dolan, que vai ministrar o curso de Gestão por Valores e Qualidade de Vida, na ABQV, em setembro.
por
http://www.empregos.com.br

por Camila Micheletti

O termo “Direção por Valores” (PDV) surgiu em 1997 com os estudos dos professores Salvador García e Shimon Dolan, que vai ministrar o curso de Gestão por Valores e Qualidade de Vida, na ABQV, em setembro. Isso aconteceu no mesmo ano em que surgiu a obra dos americanos Ken Blanchard e Michael O’Connor, intitulada “Managing by Values”. Desde então, este é considerado um dos mais novos enfoques da administração e direção de empresas.

De acordo com Shimon, o PDV pode ser definido como um processo de reengenharia humanista dos valores do negócio. Saiba mais sobre esta nova técnica na entrevista que o Empregos.com.br realizou com Shimon:

Empregos.com.br: Porque a gestão baseada em valores se tornou tão importante nas companhias atualmente?
Shimon Dolan: As empresas estão tentando gerenciar de forma diferenciada e criar uma cultura onde a paixão possa ser mesclada com objetivos éticos e econômicos. Vale ressaltar também que isso se deve ao fato dos países e organizações estarem focando seus investimentos na indústria de serviços e usando mais a capacidade de seus trabalhadores. Por essas e outras que o velho modo de administrar já não é mais tão bom. Gerenciar baseado em valores pode ser a opção que faltava e isto explica o grande interesse.

Empregos.com.br: O que significa o gerenciamento baseado em valores e como ele pode ajudar nas atividades do profissional de Recursos Humanos?
Shimon Dolan: É identificar disseminar os valores comuns da organização, e construir mecanismos para agrupá-los dentro de uma visão clara e a missão da empresa.

Empregos.com.br: Quais são as principais dificuldades em implementar a gestão baseada em valores?
Shimon Dolan: Primeiro, ausência de lideranças que irão facilitar o processo de definir e disseminar os valores da companhia. Outro aspecto é o conflito entre os valores, sistemas de incentivo e procedimentos de gerenciamento que não suportam os valores.

Empregos.com.br: Como o profissional de RH vai atuar neste processo?
Shimon Dolan: Como um agente de mudança. O profissional precisa ter as competências de agente de mudança para introduzir o conceito efetivamente na empresa. Também é necessário ter habilidades e muito treinamento.

Empregos.com.br: Como detectar se os valores dos empregados estão de acordo com os valores da empresa? Se não tiver, é possível mudar essa situação?
Shimon Dolan: Nós desenvolvemos uma metodologia válida e confiável para fazer isso.

Empregos.com.br: Como o gerenciamento por valores pode aumentar a qualidade de vida da empresa?
Shimon Dolan: Vai aumentar como conseqüência do trabalho. Porque as pessoas estarão motivadas para demonstrar seu trabalho e ter a produtividade conduzida Because people will be motivated to show up to work and have productivity conducted in a playful manner.

Esta matéria ajudou você?

Comentarios