24 / 08 / 2018

Dicas para se sair bem em uma entrevista por telefone

A entrevista por telefone é a etapa de pré-seleção, onde o recrutador procura conhecer melhor o candidato, embora não seja abordada por todas as empresas, esta prática vem se tornando cada dia mais presente dentre os processos seletivos.

É muito comum durante um processo seletivo, que um candidato receba contato telefônico do recrutador.

Porém, algumas empresas ao invés de agendar uma conversa pessoalmente, preferem realizar uma pré – seleção a fim de entender um pouco mais sobre o perfil do candidato, ou captar algumas informações que não estão descritas no currículo.

Este procedimento além de ser avaliatório, colabora para poupar tempo do recrutador e do candidato, afinal é nesta etapa que a empresa decide quais candidatos serão convocados para uma entrevista ou permanecer dentro do processo seletivo.

 

Chamar a atenção do recrutador é fundamental

Este topo de avaliação não é focada no comportamento e sim no conhecimento técnico do candidato, por isso vale apena saber exatamente o que você inseriu no seu currículo e ter na ponta da língua os termos técnicos usados sua area

Embora o entrevistador não possa ver as feições do candidato, é importante se atentar em relação ao tom de voz e a firmeza na qual responde as questões

Dicas:

1- Tenha voz firme e sem oscilações

2- Fale com clareza

3- Tenha certeza do assunto que está tratando

4- Evite: eu acho, talvez, huum, é, pode ser que, não sei.

5- Não use gírias ou vícios de linguagem

6- Seja educado e participativo

7- Mostre-se interessado na proposta

 

O contato pode vir sem aviso prévio

Funciona assim: A empresa recebe os currículos dos interessados na vaga, através de e-mail, candidaturas via site de recrutamento, entregues diretamente no RH da empresa, entre outros.

Após a seleção, os recrutadores começam a contatar os candidatos “sem aviso prévio”.

Ao receber o contato e ser informado de que se trata de uma oportunidade de emprego é importante que o candidato vá em busca de material para anotação e um local silencioso para que possa tratar deste assunto com tranquilidade e seriedade.

Dicas:

1- Se for o caso de estar na rua, transporte público, dirigindo etc. Verifique se existe a possibilidade de se deslocar até um local mais tranquilo.

2- Caso esteja em local inapropriado, informe o recrutador a respeito e peça que retorne a ligação em outro momento ou anote o contato do mesmo para que possa continuar a conversa posteriormente.

3- Mantenha o foco e preste atenção nas solicitações e procure responder todas as questões.

 

Preparação

Ao enviar o currículo para uma ou mais vagas, o candidato deve estar atento ao seus meios de contato, pois em qualquer momento pode surgir uma proposta de emprego, agendamento de entrevista ou uma pré seleção por telefone.

Dicas:

1- O contato geralmente é feito em horário comercial dente 10h e 19h.

2- Verifique se o contato fornecido está correto.

3- Esteja ciente das principais perguntas que possam ser questionadas.

4- Tenha em mente ponto a ponto todos os itens de seu currículo.

5- Se tiver dúvidas em relação a algum questionamento, não hesite em perguntar.

6- Dica de ouro: Envie seu CV apenas para vagas que tenha certeza que você se encaixa no perfil.

 

Objetividade

O ideal é que o candidato responda as perguntas de forma direta e rápida, ou seja, abordar os pontos mais relevantes e que tem a ver com a vaga.

Dicas:

1- Seja natural

2- Se aprofunde no assunto apenas se for solicitado pelo recrutador

3- Não minta e evite exageros.

 

 

Tenha calma e reflita antes de responder

Quando se trata de entrevista por telefone, um dos principais erros cometidos é falar demais e principalmente sobre coisas desnecessárias, por isso é importante ter muita atenção em relação ao que é perguntado e no que está sendo respondido.

Para engajar o recrutador não precisa ter pressa para passar as informações, afinal, ele precisa de um ter tempo para conseguir absorver o que está sendo respondido.

Outro ponto importante que pode surgir é referente a empregos anteriores; no qual o candidato pode acabar se precipitando e acordando coisas que não deve como: reclamar das antigas condições de trabalho, benefícios, remuneração etc.

Dica:

1- Fale pausadamente

2- Demonstre tranquilidade na voz

3- Responda uma pergunta por vez

 

Cuidado com as gírias e concordância

Independente do cargo que pretende atuar, seriedade e comprometendo é a alma do negócio e pontuar as frases com expressões inadequadas pode desclassificar o candidato de qualquer processo seletivo.

Dicas:

1- Não use “tipo”, “mano”, etc.

2- Cuidado com a pronuncia das palavras.

3- Se começar a falar no plural, conclua a frase no plural

 

 

Esta matéria ajudou você?

+ 827 pessoas ajudadas
Topicos:

Comentarios