Dicas para se sair bem em uma entrevista por telefone
A entrevista por telefone é a etapa de pré-seleção, onde o recrutador procura conhecer melhor o candidato, embora não seja abordada por todas as empresas, esta prática vem se tornando cada dia mais presente dentre os processos seletivos.É muito comum durante um processo seletivo, que um candidato receba contato telefônico do recrutador.
Porém, algumas empresas ao invés de agendar uma conversa pessoalmente, preferem realizar uma pré – seleção a fim de entender um pouco mais sobre o perfil do candidato, ou captar algumas informações que não estão descritas no currículo.
Este procedimento além de ser avaliatório, colabora para poupar tempo do recrutador e do candidato, afinal é nesta etapa que a empresa decide quais candidatos serão convocados para uma entrevista ou permanecer dentro do processo seletivo.
Chamar a atenção do recrutador é fundamental
Este topo de avaliação não é focada no comportamento e sim no conhecimento técnico do candidato, por isso vale apena saber exatamente o que você inseriu no seu currículo e ter na ponta da língua os termos técnicos usados sua area
Embora o entrevistador não possa ver as feições do candidato, é importante se atentar em relação ao tom de voz e a firmeza na qual responde as questões
Dicas:
1- Tenha voz firme e sem oscilações
2- Fale com clareza
3- Tenha certeza do assunto que está tratando
4- Evite: eu acho, talvez, huum, é, pode ser que, não sei.
5- Não use gírias ou vícios de linguagem
6- Seja educado e participativo
7- Mostre-se interessado na proposta
O contato pode vir sem aviso prévio
Funciona assim: A empresa recebe os currículos dos interessados na vaga, através de e-mail, candidaturas via site de recrutamento, entregues diretamente no RH da empresa, entre outros.
Após a seleção, os recrutadores começam a contatar os candidatos “sem aviso prévio”.
Ao receber o contato e ser informado de que se trata de uma oportunidade de emprego é importante que o candidato vá em busca de material para anotação e um local silencioso para que possa tratar deste assunto com tranquilidade e seriedade.
Dicas:
1- Se for o caso de estar na rua, transporte público, dirigindo etc. Verifique se existe a possibilidade de se deslocar até um local mais tranquilo.
2- Caso esteja em local inapropriado, informe o recrutador a respeito e peça que retorne a ligação em outro momento ou anote o contato do mesmo para que possa continuar a conversa posteriormente.
3- Mantenha o foco e preste atenção nas solicitações e procure responder todas as questões.
Preparação
Ao enviar o currículo para uma ou mais vagas, o candidato deve estar atento ao seus meios de contato, pois em qualquer momento pode surgir uma proposta de emprego, agendamento de entrevista ou uma pré seleção por telefone.
Dicas:
1- O contato geralmente é feito em horário comercial dente 10h e 19h.
2- Verifique se o contato fornecido está correto.
3- Esteja ciente das principais perguntas que possam ser questionadas.
4- Tenha em mente ponto a ponto todos os itens de seu currículo.
5- Se tiver dúvidas em relação a algum questionamento, não hesite em perguntar.
6- Dica de ouro: Envie seu CV apenas para vagas que tenha certeza que você se encaixa no perfil.
Objetividade
O ideal é que o candidato responda as perguntas de forma direta e rápida, ou seja, abordar os pontos mais relevantes e que tem a ver com a vaga.
Dicas:
1- Seja natural
2- Se aprofunde no assunto apenas se for solicitado pelo recrutador
3- Não minta e evite exageros.
Tenha calma e reflita antes de responder
Quando se trata de entrevista por telefone, um dos principais erros cometidos é falar demais e principalmente sobre coisas desnecessárias, por isso é importante ter muita atenção em relação ao que é perguntado e no que está sendo respondido.
Para engajar o recrutador não precisa ter pressa para passar as informações, afinal, ele precisa de um ter tempo para conseguir absorver o que está sendo respondido.
Outro ponto importante que pode surgir é referente a empregos anteriores; no qual o candidato pode acabar se precipitando e acordando coisas que não deve como: reclamar das antigas condições de trabalho, benefícios, remuneração etc.
Dica:
1- Fale pausadamente
2- Demonstre tranquilidade na voz
3- Responda uma pergunta por vez
Cuidado com as gírias e concordância
Independente do cargo que pretende atuar, seriedade e comprometendo é a alma do negócio e pontuar as frases com expressões inadequadas pode desclassificar o candidato de qualquer processo seletivo.
Dicas:
1- Não use “tipo”, “mano”, etc.
2- Cuidado com a pronuncia das palavras.
3- Se começar a falar no plural, conclua a frase no plural
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