Carreiras | Empregos

Dicas para primeiro emprego, veja como se destacar| Fonte: Shutterstock

Conseguir o primeiro emprego pode ser desafiador, principalmente para os jovens que ainda não sabem exatamente que carreira seguir. Mas é com a primeira experiência profissional que o jovem entende como o mercado de trabalho funciona e assim, começa o planejamento da sua carreira. 

Você também está em dúvida de como conquistar o seu primeiro emprego? Já tentou de tudo e parece que nada dá certo? Preparamos algumas dicas que vão te ajudar nesta jornada.

Comece pelas áreas que mais te in teressam

Antes de tudo, é muito importante que você tente identificar quais são as áreas que se identifica. Como assim? Por exemplo, você gosta de conversar e tem facilidade de comunicação? Então, você pode se dar muito bem com atendimento, que pode ser na área de comércio ou serviços.

Gosta de construção? Você pode começar  como ajudante de construção civil, esse será apenas o seu primeiro passo na sua carreira e pode ser uma ótima porta de entrada para adquirir conhecimentos sobre a área. Veja, existem muitas possibilidades e ao longo do tempo, você pode querer explorar outras áreas. Mas para isso, a dica é fazer uma lista com o que gostaria de trabalhar e o no que você se acha bom. Parece a mesma coisa, mas ao comparar essa lista você pode descobrir muitas coisas e isso pode te ajudar a direcionar a como buscar emprego.

Capriche no seu currículo

Decidido em qual área deseja seguir, está na hora de elaborar o seu currículo. Essa é uma etapa em que muitos jovens ficam em dúvida, principalmente os que  nunca trabalharam. Mas isso não é um problema e você não precisa ter vergonha de não ter experiência no mercado formal. Ao elaborar o seu currículo, destaque os seus pontos fortes, conquistas realizadas na escola, certificados de cursos e se já trabalhou como voluntário, isso também pode chamar a atenção dos recrutadores. Veja o checklist do que não pode faltar no seu currículo.

  • Nome completo;
  • Dados pessoais (endereço, e-mail, telefone);
  • Objetivo profissional;
  • Escolaridade;
  • Cursos extracurriculares;
  • Trabalho voluntário (caso tenha feito);
  • Habilidades técnicas e comportamentais.

É muito importante que ao montar o seu currículo você fique bastante atento para não cometer nenhum erro. Existem erros muito comuns e que são motivo de desclassificação em um processo seletivo. 

Pesquise as empresas em que deseja trabalhar

Assim como você fez a lista com o que gostaria de trabalhar e no que acha que deve ser bom, também deve fazer uma lista com as empresas que deseja trabalhar. Comece com uma lista  pequena, com no máximo 5 empresas, isso ajuda a manter o foco.

Com essa lista, pesquise sobre a empresa, como é a cultura organizacional, plano de carreira, benefícios e pontos que você acha importante. Durante essa pesquisa, também vale a pena conferir se a empresa possui banco de talentos, assim, você já pode cadastrar o seu currículo, mesmo que ainda não tenha uma vaga aberta.

Dica extra: Muitos candidatos focam em grandes empresas e que são bastante conhecidas. Isso não é um problema, mas também vale a pena tentar em empresas de pequeno e médio porte, pois elas podem ter menos candidatos concorrendo à vaga, além de ser só o seu primeiro passo na construção da sua carreira. 

Qual a melhor forma de enviar currículo para conseguir o primeiro emprego?

Durante muito tempo, entregar currículo de “porta em porta” era a única maneira de participar dos processos seletivos. Essa forma não está extinta, mas com o avanço da tecnologia as candidaturas digitais, usando  um site de emprego é muito mais eficiente. Aqui no Empregos os candidatos são auxiliados desde o primeiro passo, seguindo o nosso formulário, não tem chance  de esquecer nenhuma  informação.

Outro ponto importante é que ao deixar o seu currículo cadastrado em nosso site, os recrutadores também te encontram. Por isso, é muito importante manter  o seu currículo atualizado  aumentando as suas chances de receber o contato para uma entrevista. Ainda não é cadastrado no Empregos? Clique aqui e siga as instruções.

Qual a melhor época para procurar emprego?

Uma dúvida muito comum é saber se existe um período que seja mais fácil conseguir emprego. Existem épocas que a demanda pode aumentar e isso pode variar de acordo com cada segmento

Por exemplo, no mês de janeiro a tendência é que as vagas para estágio e programas de trainee aumentem. Isso porque geralmente tem um volume grande de estudantes que se formam em dezembro ou já estão aptos a participar de um programa desse tipo. É comum que isso também se repita no mês de junho, que também é mês de final de calendário escolar.

É no início do ano que muitas empresas voltam a contratar, principalmente porque o mês de dezembro é época de fechamento, balanços e organização de festas. Por isso, vale a pena acompanhar as empresas e ficar sabendo quando elas abrem vagas. Aqui no Empregos você pode seguir as empresas que têm interesse e ficar por dentro quando tiver uma vaga disponível.

Outra forma de conseguir o primeiro emprego é apostando nas vagas temporárias. Geralmente elas aparecem em épocas de feriados comemorativos, como dia das mães, páscoa, dia dos pais e natal. Mas fique atento, porque as empresas geralmente contratam com pelo menos 1 mês de antecedência, assim, é possível treinar o funcionário devidamente.

Está pronto (a) para usar essas dicas e conseguir o seu primeiro emprego? Então bora começar a sua pesquisa e não desanime, pois o emprego certo espera por você. Quer mais uma dica final? Siga a nossa página no LinkedIn e fique por dentro de novidades do mercado de trabalho, participe das nossas enquetes e receba outras dicas que também podem te ajudar na sua jornada profissional!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.