Carreiras | Empregos

Por Renata Silva
O segredo do sucesso está nas grandes idéias e no ramo de RH não é diferente. Colocar no mercado um serviço que muitas empresas procuram e possuem dificuldade de encontrar é o que destaca o negócio. A inovação, juntamente com a qualidade, é muito importante para manter o empreendimento em destaque.
Foi nesse cenário que, há 20 anos, Sofia Esteves lançou o grupo DM Recursos Humanos, empresa especializada em gerenciar processos seletivos para cargos universitários, analistas e gerentes para grandes empresas brasileiras e multinacionais. A empresa, que é subdividida em quatro setores distintos, acompanha o candidato desde seu ingresso na faculdade até sua ascensão em um cargo de gerência, direcionando-o para os maiores processos de seleção do país.
Considerada excelência na prestação de serviços de consultoria em RH e merecedora de vários prêmios, a empresa trabalha com uma porcentagem alta de indicações, clientes que aprovaram o atendimento e o indicou para outras empresas e candidatos. Nas palavras de Sofia: “trabalhamos com muita paixão. Nosso slogan é ‘fazendo bem o que se gosta de fazer’ . Isso fez com que a companhia se destacasse”.
Mostrando sua paixão pelo negócio e almejando um futuro de internacionalização da companhia, a fundadora relata ao Empregos.com.br como pretende, a partir do próximo ano, levar sua consultoria para a América do Norte e Europa.
Boa Leitura!
Empregos.com.br – Conte-nos sobre o início da sua carreira.
Sofia Esteves – Eu sou psicóloga e tenho pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão de pessoas. Formei-me com 24 anos e iniciei diretamente em consultoria de RH. Depois de dois anos que eu estava no mercado de trabalho, recebi um convite de montar uma empresa de seleção de executivos. Com 26 anos eu montei a minha primeira empresa, que chama-se DM Recursos Humanos, e que fazia seleção de cargos executivos, diretoria e gerentes seniors. Eu era muito jovem e já percebia que muitas coisas que eu tinha aprendido na universidade eram diferentes das encontradas no mercado de trabalho e, entrevistando profissionais, percebi que eles também passaram por isso. Nessa época comecei a fazer um trabalho voluntário junto às universidades, em que eu dava um programa de orientação de carreira para universitários. Essa orientação acontecia aos sábados e servia para que eles conhecessem melhor o mercado de trabalho. Nessa época eu já tinha dois anos de empresa.
Empregos.com.br – Quando surgiu a DM Recursos Humanos?
Sofia – A empresa tem hoje 20 anos de trabalho e foi fundada em janeiro de 1988. Em julho de 1990, o diretor de RH da Unilever me convidou para fazer a terceirização do programa de trainees da empresa, que é o maior do mercado. Nessa época não existia no Brasil empresas de consultorias especializadas em recrutamento e seleção de trainees. Foi quando nós abrimos a Cia de Talentos, que era uma nova unidade de negócio da nossa empresa, especializada em recrutamento, seleção e desenvolvimento de jovens universitários, recém-formados e pós-graduados.
Empregos.com.br – A empresa possui atualmente quatro subdivisões de serviços. Como isto funciona?
Sofia – O Grupo DM, hoje, está dividido em quatro unidades de negócio: A DM Executivo, que foi o nosso projeto inicial (explicado acima); a DM Especialista, que faz seleção de cargos de média gerência, do analista seniors ao gerente junior; a DM Desenvolvimento que é uma área de treinamento e desenvolvimento de lideranças e a Cia de Talentos que faz recrutamento, seleção e desenvolvimento de universitários e recém-formados.
Na Cia de Talentos, quando uma pessoa se cadastra, nós acompanhamos a carreira dela desde quando ela iniciou a universidade até chegar em uma posição de sênior e executivo. É por ela também que nós selecionamos candidatos para os processos seletivos das grandes empresas de mercado. Todos os jovens que estão iniciando carreira são atendidos pela Cia de talentos. Depois que ele já está com aproximadamente dois anos de experiência, já é um profissional que pode ser eleito para participar de processos seletivos com a DM Especialistas, que são cargos de nível médio. Quando o candidato chega a um nível executivo, ele vai poder participar de processo conosco, da DM Executivo. Como guarda-chuva de tudo isso, temos a área de desenvolvimento que vai acompanhando e formando esses profissionais ao longo da carreira.
Empresgos.com.br – Faça um panorama da sua empresa.
Sofia – Eu sempre fui uma pessoa absolutamente focada em qualidade, então, mesmo sendo de formação em humanas e psicologia, eu sempre fui muito ligada a fluxos de processos, a dar ao cliente a oportunidade de participar. Nós criamos uma metodologia de trabalho onde o cliente possa estar acompanhando ativamente as etapas de desenvolvimento dos seus processos.
Atualmente, a empresa possui 130 funcionários e a marca forte do grupo DM é a afetividade. No mercado nós somos conhecidas como as meninas DM, porque 85% da empresa são de mulheres. Então nós somos um grupo muito afetivo, com bases sólidas de confiança com o cliente.
Somos o braço do RH fora das empresas, aquele que a empresa sabe que pode contar com o nosso trabalho, com a qualidade que propomos. Selecionamos clientes que possuam a mesma filosofia de trabalho que a nossa, ou seja, que nós façamos tudo com os melhores princípios éticos de integridade, com respeito ao candidato. Isso foi o grande marco do crescimento do grupo DM para ser uma das maiores consultorias do país. Nós somos três sócias. A Lara e a Paula iniciaram carreira aqui como estagiárias, cresceram e chegaram a sócias. Nesse ano, como meta, pretendemos trazer mais cinco pessoas da equipe para serem sócias. Valorizamos que as pessoas que trabalham conosco cresçam aqui dentro. A maior parte das pessoas que trabalham conosco possui dez anos de casa, e são elas que vão perenizar a empresa no futuro.
Empregos.com.br – Como é a sua relação com o cliente?
Sofia – Grande parte da nossa carteira de clientes é oriunda de indicação de candidatos. Para ter idéia, nós nunca prospectamos um cliente. 100% da nossa carteira são clientes indicados. O nosso fluxo é: o cliente nos procura através de uma indicação que ele teve, e nós apresentamos a nossa metodologia, filosofia de trabalho e honorários. Se o cliente definir que o nosso trabalho é o que ele precisa, ele contrata nossos serviços e, dependendo do que for acordado, ele terá um consultor específico para a sua demanda. A partir daí nós fazemos várias pesquisas para a escolha do candidato, apresentamos para o cliente relatórios com todas as informações do mapeamento de mercado dos candidatos aprovados e que possuam o perfil que a empresa está buscando. Hoje as empresas buscam parcerias, elas querem sentir que podem contar com a gente a qualquer momento, não é apenas um serviço e sim uma parceria de logo prazo. A exemplo da Unilever, que nós atendemos há 18 anos. Hoje nós atendemos as maiores marcas de empresas, Nestlé, Natura, Unilever, Microsoft. Isso para nós é um orgulho porque a procura foi dessas empresas.
Empregos.com.br – Alguns processos para seleção de trainees são mais concorridos que uma universidade pública. Explique como a DM lida com isso?
Sofia – Aqui, na nossa empresa, alguns processos de trainees contam com cerca de 30 mil inscritos, que é considerado 12 vezes mais difícil que o vestibular mais difícil do país, que chega a ter dois mil candidatos por vaga. No ano passado, passaram aqui pela DM mais de 685 mil jovens em processo seletivo para a Cia de talentos. Em todos os processos, nós chegamos a receber 750 mil pessoas. Depois de vários processos, enviamos apenas os finalistas para a empresa.
Empregos.com.br – Qual o segredo de uma consultoria eficaz?
Sofia – Primeiramente, trabalhamos com muita paixão, em que o nosso slogan é “fazendo bem o que se gosta de fazer”. Na ISO 9001, temos uma certificação de qualidade, em que ganhamos, por dois anos consecutivos, como melhor consultoria de Recursos humanos do Brasil pela revista Gestão e RH. Ganhei no ano passado como a mulher mais influente do Brasil em RH pela Gazeta Mercantil e Jornal da Tarde. Acreditamos que o nosso papel é levar informação e conteúdo para o mercado de trabalho para que ele não coloque modismos e tendências sem fundamento, como restrições de candidato por idade, por escolher candidatos vindos apenas de universidades de primeira linha. Nós acreditamos que o jovem não tem talento apenas pelo nome da universidade e sim pelo o que ele é. É um trabalho muito grande de quebrar paradigmas. Todo o trabalho é embasado em profundidade, com paixão e envolvimento. Aqui na empresa não há diferença de cargos, mesas e salas, todos nós trabalhamos em um ambiente integrado, de união. Hoje, no mercado, nós somos a única empresa estruturada dessa maneira. Atualmente temos 130 pessoas na nossa equipe, que é a única brasileira que tem escritórios multinacionais. Somos hoje uma multinacional brasileira com escritórios na Argentina e no México, então estamos nos globalizando. Nos próximos três anos pretendemos consolidar a América Latina e talvez expandir para a Europa e América do Norte.
Empregos.com.br – Qual o papel de uma consultoria de RH no departamento de Recursos Humanos?
Sofia – Todas as empresas têm as suas áreas de RH estruturadas, agora qual o papel das consultorias? Hoje as empresas possuem a área de RH muito enxutas e normalmente terceirizam o serviço. Essas consultorias servem para apoiar as empresas, aos executivos, a entender a necessidade do ser humano, das necessidades que a empresa tem e transferir isso para a consultoria. Sempre uma empresa tem uma equipe de Recursos Humanos interna, que no passado faziam os processos seletivos e os próprios treinamentos e hoje essas empresas reduziram o quadro de pessoas de RH e contratam as consultorias especializadas em cada uma das áreas de Recursos Humanos, remuneração, treinamento, seleção, benefícios.
Empregos.com.br – Quais os planos de crescimento da empresa para os próximos anos?
Sofia – Consolidação dos escritórios em outros países. Nós temos um crescimento de 40% aqui no Brasil e chegamos onde queríamos chegar. A nova idéia é expandir para outros países com a mesma qualidade que prestamos aqui. Então os planos para os próximos cinco anos é consolidar.
Empregos.com.br – Com você acha que está o mercado de consultoria no Brasil?
Sofia – Eu acho que é um mercado promissor e que tem serviços, qualidade e produto para todos os tipos de empresa. Atualmente, o Brasil tem um número muito grande de empresas de consultoria que possui 4000 membros que visa diferentes tipos de bem-estar.
Empregos.com.br – O que é a DM para você?
Sofia – A DM é um grande orgulho. Ela era um sonho que virou uma realidade e cresceu muito acima do que eu podia imaginar. Hoje é um orgulho para nós e para os clientes. Todos temos muito orgulho de se trabalhar na empresa e o nosso sonho é ser a melhor empresa de consultoria de recursos humanos da América Latina, e já estamos próximos.
Quando eu fecho os olhos, tenho a vontade de sorrir em lembrar que tudo começou com uma pessoa só. Há 20 anos quando comecei não existia no mercado empresas que prestassem consultoria e, as poucas que existiam, eram multinacionais.
Empregos.com.br – Você passou por alguma dificuldade ao longo da sua carreira?
Sofia – Logo no início sofri preconceito por ser jovem e mulher, mas quando as pessoas começaram a ver o trabalho, a qualidade da entrega, isso se decepou. A minha grande dificuldade é saber como crescer sem perder a filosofia da empresa e como multiplicar as 130 pessoas que nós temos hoje. Continuaremos a ser uma empresa afetiva e amorosa, unida e, principalmente, que tenha orgulho de trabalhar. Esse foi meu grande desafio.
Empregos.com.br – Que tipo de formação os candidatos precisam ter para se dar bem nos processos seletivos?
Sofia – Tem de ser pessoas que busquem se desenvolver sempre, pessoas que estejam preocupadas com a sua diferenciação no mercado de trabalho, que possuam qualidade, pró-atividade e que sejam donos da sua carreira.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.