04 / 04 / 2016

Confira 5 técnicas matadoras para memorizar qualquer coisa

Saiba como fortalecer a memória e aumente a sua produtividade
por
http://www.empregos.com.br

A memorização é um dos recursos fundamentais para processar informações. No ambiente profissional, não ter uma boa memória afeta o raciocínio durante o trabalho e o aprendizado de novas funções.

A sobrecarga de atividades no cotidiano moderno, pode afetar a memória. Abaixo, você conhece 5 formas de aprimorar sua capacidade de reter informações organicamente, isto é, apostando em exercícios que fortalecem o cérebro:

Confira 5 tcnicas matadoras para memorizar qualquer coisa

1- Explore o seu próprio humor
A neurocientista Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, afirma que um excelente método para estimular a memória é criar imagens bizarras, engraçadas e surreais sobre o elemento que precisa ser recordado. Quanto mais cômica for a relação entre o que você precisa lembrar e a piada que você criou, mais você se lembrará.

2- Aposte em associações visuais
Muitas pessoas têm memória fortemente visual, e, para elas, uma das melhores técnicas de memorização passa pela combinação de imagens.

Basta transformar um dado abstrato, como um conceito, data ou nome, em algo concreto, como escolher um atributo físico para associar ao nome de uma pessoa que acaba de conhecer.

3- Escreva o que precisa lembrar
De acordo com o campeão de memorização Renato Alves, primeiro brasileiro a receber homologação oficial de Melhor Memória do Brasil pelo Guinness Book, a escrita é um excelente antídoto contra o esquecimento.

Não vale digitar no computador – para memorizar o registro, é necessário escrever as palavras no papel.

4- Reflita por 15 minutos
A memória humana pode ser muito prejudicada pelo estresse. A saída é buscar um respiro em meio à correria e dedicar algum tempo para pensar sobre o que você aprendeu e viveu durante o dia. Esse breve momento de introspecção ajuda a organizar as informações novas e articulá-las com aquelas que já estavam no seu cérebro.

5- Repita, repita, repita
Este é um método intuitivo para a memorização. Quanto mais vezes você disser a si mesmo o que precisa recordar – ainda mais se for em voz alta – melhor será o resultado.

Responder a si mesmo um roteiro de questões como “o quê?”, “quem?”, “quando?”, “onde?”, e “como?”, ajuda a repassar mentalmente as suas lembranças.

E você, possui uma estratégia infalível para estimular a memória? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

Esta matéria ajudou você?

+ 161 pessoas ajudadas

Comentarios