Os ricos investem em tempo; os pobres investem em dinheiro” – Warren Buffett.
A produtividade nem sempre está no volume de coisas que fazemos, mas sim naquilo que escolhemos não fazer. Não adianta apostar apenas no trabalho duro; é necessário saber o que dá resultados e como usar isso em seu favor.
O bilionário Warren Buffet, considerado um dos melhores investidores do mundo, não perde tempo em conferências de financistas, reuniões enfadonhas de negócios ou decifrando gráficos. Diariamente, ele usa a maior parte do seu tempo para ler.
Os líderes das maiores empresas do mundo frequentemente têm uma noção diferente da maioria das pessoas a respeito de dinheiro, sucesso e produtividade. Saiba quais são os hábitos que os ajudam a dar conta de todas as tarefas diárias, mantendo as agendas organizadas e gerando resultados.
1-Crie uma lista com decisões a serem tomadas
Cameron Herold, escritor, conferencista e executivo, lembra que não se deve confiar na memória para lembrar de todos os compromissos, nem no instinto para mensurar quanto tempo e recursos eles irão custar. Herold tem uma breve checklist para conferir sempre que está diante de novos projetos:
• Eu tenho tempo, dinheiro e recursos para concluir o projeto?
• Existe um jeito mais fácil ou rápido?
• Vai atrasar alguma outra coisa que já está em andamento?
• Aponta para minha visão estratégica de negócios para o futuro?
Ele só segue adiante caso todas as alternativas sejam favoráveis!
2-Tenha apenas uma prioridade
Virou expressão corrente na política, nos negócios e na sociedade a ênfase na “prioridade número um“. O problema é que nem todos compreendem o peso do termo “prioridade” e terminam se sobrecarregando de compromissos sem poder dar conta de todos.
O empresário Ryan Simonetti, cofundador da Convene, define suas prioridades por meio da seguinte pergunta todas as manhãs: “qual a única coisa que eu preciso fazer hoje para auxiliar minha empresa em sua visão de negócios que faria todo o resto mais fácil ou desnecessário?”.
3-Divida seu dia em blocos de tempo
É impossível gerenciar totalmente o nosso tempo. Não existe um estoque de tempo do qual podemos nos servir quando precisamos, economizando conforme a necessidade. No entanto, é possível dividir as tarefas dentro do tempo que temos disponível.
A maioria das pessoas comete o erro de apenas dividir em blocos suas reuniões e conferências. Eu também divido meu planejamento, folga, prioridades, e-mails que exigem respostas longas e mídias sociais”, diz Sevetri Wilson, CEO da Solid Ground Innovations.
4-Diga “não” por padrão.
Você já assistiu ao popular filme “Sim Senhor”, com o ator Jim Carrey, onde o personagem avaliza todos os pedidos de crédito financeiro que chegam até a sua mesa? A realidade nem sempre é tão generosa quanto a ficção. Consciente disso, Benji Rabhan, fundador da AppointmentCore, garante que a melhor alternativa para atingir objetivos e concluir tarefas é ligar o “não”.
A chave para a minha abordagem é ser bom em dizer ‘não’ a tarefas não relacionadas aos meus objetivos, mesmo quando elas são extremamente tentadoras ou fáceis”, conta.
5-Olhe para as nuvens e suje as mãos.
Aaron Steed, CEO da Meathead Movers, tem uma solução ainda mais simples: estabelecer objetivos altos e inspiradores de modo que a própria equipe tenha autonomia para criar seus próprios processos, mas ao mesmo tempo garantir pessoalmente a eficiência desses processos indo até o popular “chão de fábrica”. Ele leva o termo ao pé da letra.
Como empresário, meu foco é no resultado, então eu experimento o resultado em primeira mão, pelo ponto de vista de clientes e empregados. Por exemplo, uma vez por mês eu vou a um trabalho externo com a equipe e dou feedback aos gerentes sobre como melhorar o sistema no geral”, relata.
Comentários 0 comentário