12 / 05 / 2017

Como melhorar sua resiliência no ambiente profissional

“Diferente das pessoas reativas, os resilientes são capazes de superar momentos de mudança, complexidade e dificuldade”
por
http://empregos.com.br

O conceito de resiliência deriva da física: é a propriedade que certos materiais têm de voltarem a forma original após passarem por deformações.

Aplicado às ciências humanas, significa a habilidade que temos de “dar a volta por cima”.

Hoje, os profissionais são expostos a diversas situações estressantes: crise econômica, redução de quadro, aumento da competitividade, relacionamentos conturbados, lideranças ineficientes, burocracia, pressão por resultados…

Seria o ambiente perfeito para perdermos o controle, mas a resiliência é a capacidade que nos faz administrar esse cenário de forma positiva.

Diferente das pessoas reativas, os resilientes são capazes de superar momentos de mudança, complexidade e dificuldade. Essa característica envolve muitos comportamentos, e aqui vão algumas dicas sobre como colocá-la em prática no dia a dia:

✓ Avalie a real dimensão dos problemas

Em momentos de tensão, tente relaxar e se questionar… Qual parte desse problema eu posso controlar? O que eu posso fazer para resolver, melhorar ou limitar essa situação? Esse é o pior problema do mundo? Vai durar para sempre?

Isso faz com que você tenha uma visão mais holística da situação.

✓ Entenda sinais no seu corpo

Nosso corpo nos manda mensagens e precisamos estar atentos para compreendê-las. Essa capacidade é essencial para conseguirmos liberar uma parcela do estresse que sentimos e assim pensar e agir melhor.

Saber a hora de sair do ambiente para lavar o rosto, tomar um chá, dar uma caminhada ou respirar com calma é uma ótima estratégia.

✓ Enxergue as oportunidades

Em meio a situações caóticas, muitas pessoas se prendem ao negativo – essa é a nossa tendência. Podemos treinar nossa mente a enxergar oportunidades nas adversidades, que nem sempre é óbvio.

No dia a dia, busque pensar em 3 soluções para cada problema e, a partir disso, fazer escolhas conscientes, ao invés de se vitimizar.

✓ Seja bem humorado

A risada é um ótimo estimulante cerebral, além de tornar o ambiente mais leve. Por isso, as pessoas quem riem de si mesmas tem mais capacidade de resolver problemas, já que lidam melhor com o estresse.

Esta matéria ajudou você?

+ 27 pessoas ajudadas

Comentarios