Pergunte ao especialista: Como ingressar na carreira de Recursos Humanos?

A consultora Adriana Fellipelli dá dicas de como conseguir atuar na área e os melhores cursos universitários para isso
por
http://www.empregos.com.br

Pergunta:

Sou estudante e pretendo entrar em uma universidade de Lorena-SP, mas tenho dúvidas a respeito do melhor curso a realizar para ingressar na carreira de RH.

Não sei se faço Administração e depois um curso de especialização de Gestão de RH ou faço o curso de Psicologia. Também aceitaria de vocês algumas opiniões sobre o mercado de trabalho nessa área de RH.

Sabrina de Assis

recursoshumanos

 

Resposta:

Sabrina,

Para atuar na área de Recursos Humanos não é obrigatório fazer curso de psicologia. O que importa para atuar nesse segmento são muitos fatores que podem ser obtidos em vários outros cursos universitários.

As ações é que levarão você a atuar em RH, e não necessariamente a faculdade que vá fazer. Hoje não são apenas as universidades que formam os profissionais, os jovens precisam estar conectados a realidade, a sociedade em que estão inseridos, não somente precisam de uma excelente formação universitária.

Além de Psicologia, você poderá cursar Administração em Recursos Humanos, Administração de Empresas, Pedagogia. E depois fazer especializações relacionadas a RH.

Atualmente há outros itens que estão sendo considerados pelas empresas ao admitir profissionais para atuarem no segmento de RH e que são avaliados em processos de seleção como valores muito bem definidos: outro idioma além do português, visão de negócios, conhecimentos gerais, posicionamento de vida e em relação à sociedade, visão estratégica.

O nível superior é essencial, mas é o conjunto de habilidades que definirá a contratação. O mercado de RH também busca profissionais que elaborem políticas que beneficiem os colaboradores das empresas.

Logo que estiver cursando uma universidade, procure informações sobre programas de estágios e trainees para se inscrever. Ter experiência ainda estudando ou quando recém-formada conta bastante num processo de seleção.

Depois de formada, uma pós-graduação ou um MBA sempre são bem-vindos e aí você poderá escolher algo na área de Recursos Humanos.

Enquanto estiver cuidando da sua formação profissional focada no segmento de Recursos Humanos, pense em seu projeto de carreira, seus sonhos, em seu projeto pessoal, e como poderá realizá-los. São várias ações que levarão você ao sucesso de sua carreira.

Quanto ao mercado na área de Recursos Humanos, é muito amplo tem crescido rapidamente. Benefícios, Desenvolvimento de Pessoas, Cargos e Salários, Treinamento e Remuneração são alguns dos setores de atuação dos profissionais de RH.

A crescente preocupação com o posicionamento estratégico do RH na empresa, e com a realização de um trabalho cada vez mais voltado para as pessoas que compõem cada empresa, tem levado a área a receber cada vez mais atenção e investimentos.

Uma prova disso é o grande número de eventos e prêmios que têm sido criados para promover a especialização dos profissionais que atuam na área e o reconhecimento dos trabalhos realizados.

Se você está realmente decidida a construir sua carreira como profissional de Recursos Humanos, é preciso pesquisar, conhecer pessoas da área, entender como atuam nas organizações e consultorias, enfim, levantar informações sempre.

Boa sorte,

Adriana Fellipelli

Esta matéria ajudou você?

+ 388 pessoas ajudadas

Comentarios