05 / 01 / 2018

Como impressionar em uma entrevista de estágio?

Confira as 5 dicas essenciais para se sair bem no momento da entrevista de emprego para estágio.

Acredite, se você está no início de carreira, tem coisas mais importantes do que experiência profissional, o conhecimento teórico é uma delas, ou seja, em uma entrevista mostre suas qualidades, projetos de sucesso, artigos, certificados etc.

E lembre-se que em um processo seletivo, seja para estágio, analista ou coordenador, o recrutador está sempre atento nas suas atitudes como interesse pela vaga, empolgação e firmeza e dinamismo.

 

1- Boa comunicação para uma excelente apresentação.

 

Você é estagiário e não tem muita experiência profissional então é importante que saiba se comunicar.

Uma boa conversa é capaz de influenciar  e prender a atenção do seu receptor.

Os argumentos são seu ponto chave: Explique com certeza e fale apenas sobre o assunto que domina, isso evita os famosos: “ahh” , “e…” , “então” , “tipo” , “é que”. Estas palavras tiram a sua credibilidade e faz com o que o recrutador deixe de prestar atenção em você.

 

2 – Iniciativa é tudo e mais um pouco.

 

É muito comum em entrevista de estágio participar de uma dinâmica de grupo, e é por isso que você deve chamar atenção, porém não tente se mostrar e nem passar por cima de seus concorrentes, ao contrário disso seja pró ativo e tome a frente do que você tem conhecimento, mostre que você quer mudar algo, que tem iniciativa e  possui aquela vontade de fazer acontecer.

Você pode liderar o grupo, entretanto não se esqueça que em uma equipe todos tem voz, escute e lidere ao mesmo tempo, deixe outras pessoas expressarem suas opiniões e argumente para fazer com que a tarefa seja concretizada de forma correta e eficaz.

 

3 – Vale apena saber mais…

 

Entrevista a dois, em grupo, dinâmica… Aquele que sabe onde quer trabalhar ganha a plaquinha da vitória. Estudar o ramo da empresa, onde atua, quais produtos oferecem te coloca na frente e ainda demonstra para o recrutador que um estagiário pode ser engajado com a vaga e que tem interesse em trabalhar na empresa.

Se você já vai preparado e conhece a empresa e a vaga, provavelmente já sabe quais competências e qualidades precisa para atuar ali, ou seja, na entrevista de emprego podem surgir perguntas como:

– Fale sobre um projeto de sucesso!

– Por que você quer esse trabalho?

E sabendo o perfil da vaga, você já saberá o que pode responder.

 

4- A primeira impressão é a que fica!

 

A empatia é imprescindível, e isso não apenas para um estágio, e sim para qualquer entrevista. Afinal se não causar uma boa impressão na  entrevista, é provável que fique estagnado nesta etapa (se você conhece a empresa, saberá o tipo de imagem que ela espera de você).

Vista-se adequadamente e mantenha a postura, não se esqueça que o nervosismo também pode fazer com que você perca alguns pontos durante a entrevista de estágio.

Para que você se saia bem, também é necessário ponderar seu tom de voz e tomar cuidado com sua linguagem corporal.

 

5- interesse e aprendizado combina com agilidade!

 

O maior potencial do estagiário é a sede se aprendizado e agilidade e absorver novas informações. O estagiário é o cara que sabe de tudo um pouco e executa as tarefas de forma rápida e sempre aplicando os conceitos que vivencia em sua vida acadêmica.

O recrutador fala, o candidato escuta questiona, debate e compreende, nada muito extenso, porém é necessário atenção, pró atividade e execução instantânea.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 102 pessoas ajudadas

Comentarios