04 / 04 / 2018

Como escrever um bom e-mail para os recrutadores?

Já parou para pensar qual é o momento certo para enviar um e-mail para o recrutador, e como enviar? Conheça as 5 dicas mais importantes para não fazer feio na hora de contactar o recrutador.

Os processos seletivos de uma vaga podem ocorrer de formas diferentes. Tanto na divulgação da vaga por parte da empresa, quanto ao contato de preferência dos recrutadores com os candidatos.

E dentre cada etapa, é comum que os interessados entrem várias vezes em contato para marcar encontros, falar sobre próximos passos etc.

Vendo que a forma mais fácil e mais comum desta interação seja através de plataformas como o Empregos.com.br , algumas pessoas e empresas preferem optar que esta comunicação aconteça por e-mail. Vendo esta necessidade separamos dicas que ouro que vão ajudar você a ser bem sucedido não necessitar entrar em contato com a empresa.

Saiba mais: O que fazer quando o recrutador não dá notícias?

 

 

1 – Dirija-se ao recrutador pelo nome

2 – Personalização sempre é a melhor opção

3 – O primeiro contato é meu!

4 – Fique atento e se apresse

6 – Acompanhe

 

1 – Dirija-se ao recrutador pelo nome

É importante que você saiba com quem quer falar, ou seja, o nome do chefe do departamento, de interesse ou entrevistador que estabeleceu o primeiro contato com você; ao redigir uma mensagem bem focada e direcionada mostra antes de tudo interesse e organização de sua parte.

Geralmente está informação se encontra no próprio e-mail, em contato inicial por telefone. E em alguns casos até mesmo no cartão de visitas dele.

Se por acaso, o primeiro contato for seu, é provável que encontre o e-mail através do site da empresa, sendo assim, geralmente não possui um nome específico, claro que em último caso, apenas se realmente não tiver mais alternativas, é válido escrever “Exmo. Sr.”, ou “Prezado”, “Caro Sr.” “Caro Profissional de RH” Etc.

DICA 1: Mesmo que o site não possua o nome de quem você deseja tratar, de uma pesquisada no Linkedin, ou demais redes sociais em busca do responsável pelo recrutamento ou departamento que almeja ingressar.

DICA 2: No momento de citar no nome da empresa, verifique se foi escrito corretamente,

 

2 – Personalização sempre é a melhor opção.

Não saia atirando currículos (caso não esteja dentro do processo seletivo) ou uma mensagem de dúvidas do andamento, finalização ou até mesmo responder que tem interesse na oportunidade e que deseja passar para a próxima etapa.

PS: Surgir dúvidas e questionamentos semelhares de algumas empresas/ entrevistadores referente ao seu currículo, ou você seja comunicado em relação a sua seleção em vários processos seletivos ao mesmo tempo.

DICA: Por mais que você precise dar a mesma mensagem para recrutadores diferentes, utilize linguagem diferente, textos diferentes e interesses diferentes.

Se a sua mensagem atingir corretamente cada recrutador a probabilidade de te seu e-mail aberto e lido será muito mais alto. Resumindo utilize o linguajar da empresa e a formalidade exigida.

 

3 – O primeiro contato é meu!

Primeiramente não copie e cole o seu currículo no corpo do e-mail para o recrutador. Prefira sempre uma boa carta de apresentação, falar sobre suas experiências, escrever um resumo de currículo ou até mesmo informar o motivo do contato.

Embora o seu currículo seja fundamental para que você seja convidado para a entrevista, este deverá ser anexado a mensagem e não, ser a mensagem.

DICA: Falar de objetivos e demonstrar sua personalidade é uma boa maneira de engajar o entrevistador, fale sobre você, suas competências e habilitações, e deixe claro que poderá agregar valor na empresa!

 

4 – Fique atento e se apresse

Assim como o site Empregos já faz automaticamente através da tela da empresa, seguir e acompanhar os passos e andamento de uma organização te coloca automaticamente em vantagem em relação aos demais candidatos, afinal, sempre que um processo seletivo for aberto você terá a chance de ser o primeiro a se candidatar;

Esta atenção também deve surgir quando você já está dentro de um processo de seleção, afinal, a empresa pode contata-lo a qualquer momento com dúvidas e informações.

DICA1: Responda sempre o mais rápido possível, seja como resposta, agradecimento ou enviar o currículo.

DICA 2: Se caso você vá enviar o seu currículo para a empresa, seja atencioso, demonstre interesse e não se esqueça, os primeiros currículos tem mais chances de serem visualizados.

 

5 – Escreva o assunto de forma clara

O assunto do e-mail é essencial para que o recrutador identifique de imediato o seu interesse para participar no processo seletivo da vaga disponível na empresa. Por receberem muitos e-mails sobre os mais diversos assuntos, deve ser claro evitando assim que o seu texto passe despercebido na caixa de entrada do entrevistador.

 Saiba mais: O que escrever para o recrutador? 

 

6 – Acompanhe

Não deixe de informar no final do e-mail que você está a disposição, aguarda um retorno ou até mesmo informado que em “XX” ( a data a ser informada fica a seu critério) “dias pretende entrar em contato.

DICA: Não envie 10 e-mails por semana, aguarde intervalos semanais para estabelecer um novo contato.

 

Esta matéria ajudou você?

+ 67 pessoas ajudadas

Comentarios