Como elaborar um currículo profissional perfeito e sem erros

Com nossas dicas e passo a passo aprenda como elaborar um currículo que irá se destacar dentre os demais
por
http://www.empregos.com.br

Todos sabem da importância de ter um bom currículo, mas nem sempre sabemos como elaborar um currículo que seja perfeito. Seja para conseguir um emprego melhor, se recolocar no mercado de trabalho ou encontrar seu primeiro emprego. Seu currículo é a chave que irá abrir uma das portas para o sucesso.

Como elaborar um currículo

Organize as coisas.
Deixe ao alcance sua carteira profissional, certificados de curso, faculdade ou escola. Esses documentos serão úteis durante o preenchimento do seu currículo. Separe um tempo também para elaborá-lo, um bom currículo não fica pronto em 5 minutos.

Escolha um modelo de currículo.
Você consegue encontrar diversos modelos de currículo aqui (empregos.com.br/carreiras/modelos-de-curriculo), veja qual se encaixa melhor com sua situação.

Elaborar currículo

Dedique tempo para escrever o seu currículo e revise sempre

 

 

Dados pessoais
Deve conter:
nome completo;
idade ou data de nascimento;
nacionalidade;
nome da rua, número e complemento da casa;
cidade, estado e CEP;
telefone de contato, um fixo e um celular;
e-mail.
Fique atento ao preencher esses dados, pois qualquer erro pode prejudicar um contato do recrutador com você.

Objetivo
É fundamental determinar o objetivo, apesar de muitos profissionais esquecerem esse item. Ter objetivo demonstra determinação. Você pode usar cargos, áreas ou uma frase curta que explique suas intenções.

Qualificações e habilidades
Este é o espaço para você conquistar o recrutador. Por isso pense bem no que é relevante para atingir o seu objetivo. Seu currículo deve ser encarado como uma ferramenta de marketing, e não como um documento pessoal ou um formulário de pedido de emprego. Sendo assim, enfatize suas conquistas e mencione as técnicas e os conhecimentos que você gosta de usar, e não só os que utilizou porque precisou.

Formação Acadêmica
Esse campo é para você descrever sua trajetória nos estudos. Relate sua formação partindo do curso mais recente para o mais antigo, sempre colocando data de início e conclusão dos cursos. Se você já tem curso superior (faculdade) completo, não precisa passar informações sobre o ensino médio.

Experiência Profissional:
É importante fazer um breve descritivo (no máximo duas linhas) das empresas onde trabalhou – além de citar os cargos e as atividades desenvolvidas -, porque elas podem não ser conhecidas pelo selecionador. Você também pode omitir alguns empregos menos importantes ou mais breves, principalmente se você possuir uma trajetória profissional longa. Não deixe de mencionar uma experiência que tenha sido útil para adquirir habilidades importantes e as promoções.
Informe mês e ano de entrada e saída das empresas, caso ainda esteja trabalhando , deixe apenas a data de inicio.

Caso você não tenha experiência, escreva sobre atividades que você já fez que podem contribuir com sua carreira. Participar de grêmios estudantis, com organização de eventos, trabalhos voluntários, ou até mesmo “bicos” em empresas de conhecidos ajuda.

Esta matéria ajudou você?

+ 120 pessoas ajudadas

Comentarios