“Pensar fora da caixa”, “quebrar paradigmas”, “ver o antigo de forma nova” e “trazer novas alternativas” são expressões que se tornaram palavras de ordem nas empresas.
E por mais que elas soem interessantes, idéias novas não surgem tão facilmente. Por que será?
Comecemos entendendo o funcionamento do cérebro: cada vez que pensamos, nossos neurônios realizam um determinado percurso. Quando fazemos uma associação mental pela primeira vez, esse percurso equivale a uma pequena trilha num matagal. Cada vez que a associação se repete, a trilha se transforma num caminho maior e mais confortável, até tornar-se uma auto-estrada reta, ampla e fluída, cujo percurso é quase irresistível. Este estágio equivale ao saber de cor (pense nos primeiro dígitos do número do seu RG, o resto não vem em seguida?).
No fundo, a mente não é tão diferente do nosso corpo: automatizamos tudo o que repetimos e a mudança sempre parece menos confortável. Portanto, o primeiro passo é forçar um pouco a mente para que ela saia da rotina. Esqueça o mito de que a criatividade brota espontaneamente. Dificilmente surgem idéias do nada quando estamos lidando com problemas antigos, ainda mais quando eles nos angustiam.
Para ver uma situação com novos olhos, imagine-a, por exemplo, sem algum componente essencial. Por exemplo, se você tivesse que criar um restaurante que tivesse algo de inédito, original, você poderia eliminar um de seus componentes indispensáveis. Assim, imaginando um restaurante sem cadeiras, você poderia criar o “restaurante coquetel”, no qual as pessoas comem em pé, com mobilidade para conversarem umas com as outras. Um restaurante sem comida poderia dar a idéia de um local para refeições no qual cada pessoa traz a própria comida, Um restaurante sem cozinheiro inspiraria um local para pessoas que gostam de cozinhar com os amigos, e assim por diante.
Ficou mais fácil? Retome agora aquela situação com a qual vinha trabalhando. Elimine algo que ela tem de essencial. Parece tolo, impossível, inviável? Ótimo, você saiu da auto-estrada. Pegue o atalho e percorra esse novo caminho. É o caminho das novas idéias.
Como é que eu faço para ter idéias originais?
“Pensar fora da caixa”, “quebrar paradigmas”, “ver o antigo de forma nova” e “trazer novas alternativas” são expressões que se tornaram palavras de ordem nas empresas. E por mais que elas soem interessantes, idéias novas não surgem tão facilmente. Por que será? Comecemos entendendo o funcionamento do cérebro: cada vez que pensamos, nossos neurônios realizam […]
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