Carreiras | Empregos

Carteira de trabalho digital: confira o passo a passo para ter a sua| Fonte: Shutterstock

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um documento obrigatório e um dos únicos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida funcional do trabalhador . Durante muito tempo, o documento em papel registrava informações importantes como: cargo, nome da empresa, período de trabalho e remuneração, mas com o avanço da tecnologia , a versão digital consegue substituir a impressa com melhor desempenho.

Embora já exista desde 2017, é comum ainda ter dúvidas de como funciona a carteira digital. Por isso, criamos um passo a passo para te ajudar a como ter acesso a sua carteira pelo seu smartphone.

1.Como baixar o aplicativo

Para baixar a sua carteira de trabalho digital é preciso ter um celular smartphone. Se o seu celular é do sistema Android, é só acessar o aplicativo Play Store e digitar “Carteira de Trabalho Digital” na aba de pesquisa e clicar em baixar. Caso seja do sistema IOS (iPhone), acesse o aplicativo Apple Store.

2.Login

O segundo passo é cadastrar a carteira digital. Para isso, é necessário criar um login e senha. Geralmente, você pode usar o número do seu CPF, mas também existem outras opções, como: fazer login com seu banco ou usar o seu certificado digital em nuvem. Vamos usar o exemplo de login utilizando o CPF, veja:

  • Digite o nº do seu CPF
  • Crie a sua senha (importante que tenha letras, números e símbolos)

Além do acesso pelo celular, você também pode fazer esse processo utilizando o seu computador por meio do link https://servicos.mte.gov.br/.

3.Acesso

Quando tiver o seu acesso liberado, no aplicativo você vai ver opções como:

  • Início;
  • Contratos;
  • Enviar;
  • Benefícios;
  • Mais.

Início: São apresentadas algumas notificações. Nesta parte também você pode adicionar uma foto e ver suas informações pessoais.

Contratos: Você tem acesso a todos os seus contratos com informações do nome de empresas que trabalhou ou trabalha, data de admissão e demissão, entre outras informações.

Enviar: Você pode selecionar os itens que deseja enviar, como dados pessoais e contratos de trabalho. Além disso, também pode ter uma visualização da sua carteira em PDF.

Benefícios: Nesta opção você pode solicitar ou consultar os benefícios que podem estar disponíveis.

Mais: Aqui você tem acesso a mais informações, como política de privacidades, principais dúvidas e avaliar o aplicativo.

Quais as principais vantagens de utilizar a carteira de trabalho digital?

A criação do aplicativo veio com o propósito de facilitar a vida do trabalhador e também dos empregadores. Por exemplo, na área de contratos você consegue visualizar todas as informações dos seus contratos. Caso tenha alguma informação divergente, como o nome do cargo errado, você mesmo pode solicitar a correção sem a necessidade de ir a uma unidade de atendimento.

Além disso, com a carteira de trabalho digital você também pode ter acesso às informações dos seus benefícios, como:

  • Seguro-desemprego;
  • Abono Salarial;
  • Benefício Emergencial.

Você pode solicitar os benefícios (caso tenha direito) e ver informações de parcelas e dados bancários para o depósito do benefício.

Para as empresas, o que muda?

Com a CTPS digital, também ficou muito mais fácil e menos burocrático para as empresas. Todas as anotações que eram realizadas antes, como admissões, demissões e outros tipos de dados, agora são feitas pelo e-Social.

Outra mudança é que não é mais exigido a numeração de 8 dígitos (nº de identificação e série). Agora, basta digitar o CPF do empregado, inserir as informações no e-Social e em até 48 horas, os dados aparecem na carteira de trabalho digital.

O que fazer com a sua CTPS antiga?

Agora que todos têm o acesso digitalmente, fica a dúvida do que fazer com o documento físico. Será que ele ainda é válido ou não? Por ser um documento, é recomendado que a carteira de trabalho antiga fique guardada.

A versão física só será solicitada quando o trabalhador for contratado por órgãos públicos e organismos internacionais. Se esse é o seu caso, você deve acessar o portal do governo e seguir o passo a passo indicado.

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.