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Benefícios: passado, presente e futuro de seus colaboradores| Fonte: Shutterstock

Iridizon Maria da Silva, gerente de Recursos Humanos Canbrás TVA, detalha aqui quais as diferenças de benefícios que eram oferecidos aos funcionários no passado e como essa situação está hoje em dia, em que o trabalhador deixou de ser um empregado para virar um colaborador interno.
Acompanhe abaixo os principais trechos da apresentação.

O que é benefício?

Segundo o Aurélio Buarque/Michaelis, é “serviço ou bem que se faz gratuitamente; favor; proveito, (…) vantagens asseguradas por leis trabalhistas.”
Pesquisa da Western Electric Chicago feita entre 1927 e 1932 diz que a produção aumenta quando os trabalhadores acreditam que a empresa se preocupa com o seu bem-estar, como brindes e outros “agrados” e que são uma parcela insignificante nas despesas da empresa

Em alguns países, o seguro desemprego acaba trazendo uma estabilidade social que age como se fosse um benefício

· EUA: desempregado recebe 60% da média salarial por seis meses
· Espanha: desempregado recebe 73% da média salarial por 24 meses
· Dinamarca: desempregado recebe 70% da média salarial por 60 meses

Como estamos?

Nas 50 maiores empresas (pesquisa Exame de abril de 2000), pode-se encontrar um cardápio diversificado de benefícios
· 100% – plano de saúde; seguro de vida em grupo
· 68% – bônus (participação nos lucros, ganho por produtividade)
· 52% – bolsa de estudos
· 26% – plano de ações e aposentadoria
· 9% a 16% – horário flexível; ginástica; férias com salário adicional, plano de empréstimos, integração empresa-familiares (clube, colônia de férias, festas), plano odontológico e de saúde a familiares, reembolso de medicamentos e
suporte na demissão;
· 8% – suporte financeiro a casamento e moradia, orientação a esposa e filhos, lazer e educação aos familiares, universidade na empresa, licença não remunerada.

Algumas oferecem até estabilidade de seis a 20 anos, festa de aniversário de familiares, hospital

Hoje há quatro tipos de cultura de trabalho, que são:

Cultura voltada para funções

(Benefícios com ênfase em longevidade e segurança)
· Planos padronizados para toda a empresa, exceto executivos;
· Vinculados em sua maioria ao salário-base;
· Quase ou 100% subsidiado;
· Pouca ou quase nenhuma flexibilidade de escolha

Cultura voltada para processos

(Benefícios uniformes com alternativa de escolha, com ênfase no desempenho e grupo, maximizando a satisfação do cliente e o aperfeiçoamento das operações)
· Participação nos custos
· Vinculados ao desempenho organizacional
· Maior leque de opções

Cultura voltada para o tempo

(Benefícios flexíveis com ênfase na portabilidade)
· Programas de aposentadoria focados em desempenho e lucratividade;
· Opção de ações com tempo de resgate reduzido;
· Planos de saúde e vida com alta flexibilidade, cardápio variado.

Cultura voltada para o trabalho em rede

(Poucas alternativas de benefícios, pois é voltado para alianças estratégicas entre competências e empreendedores)
· Curta duração
· Altamente individualizados e flexíveis
· Participação alta no custo
· 100% subsidiado pelo colaborador

Mercado de trabalho

1. Setor de telecomunicações está entre as dez carreiras mais promissoras;
2. O setor deverá gerar até 2003 entre 100 mil e 200 mil empregos;
3. Serão admitidos desde técnicos de eletrônica e mecânica até engenheiros de telecomunicações, profissionais de processamento de dados e para todos os cargos dentro das áreas de marketing e vendas.

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