Antes de enviar o currículo para o recrutador, um dos pontos de maior atenção é o assunto do e-mail. É ele que vai ajudar a chamar a atenção do recrutador e assim, abrir o seu e-mail e verificar o seu currículo.
Mesmo assim, é muito comum que candidatos tenham dúvidas do que colocar no assunto do e-mail para enviar o currículo. Para isso, não existe segredo, pois algumas boas práticas devem ser seguidas. Vamos te ensinar o que você pode fazer, entre outras dicas para tornar o assunto do e-mail mais atraente para recrutadores.
Veja o anúncio da vaga antes de enviar o currículo
Antes de qualquer coisa, você precisa verificar detalhadamente o que está sendo pedido no anúncio da vaga de emprego. Por exemplo, você atende a todos os requisitos solicitados? A descrição do cargo é compatível com a sua experiência e interesse? Se você disse sim, então é uma vaga para a qual você pode se candidatar.
Agora, veja se no anúncio tem alguma orientação sobre o envio do currículo por e-mail. Geralmente, os recrutadores pedem:
- Que informe o cargo;
- Adicione uma carta de apresentação ou portfólio;
- Pretensão salarial;
- Assunto do e-mail específico para enviar o currículo.
Prestar atenção nesses detalhes faz a diferença para você seguir no processo seletivo. Se por exemplo você não colocar no assunto do e-mail exatamente o que o recrutador pede, provavelmente a sua mensagem não será lida.
Leia também: Como enviar currículo por e-mail? 5 erros que você deve evitar
Que assunto no e-mail colocar para enviar currículo por e-mail?
O e-mail para recrutador deve ter no assunto um tema em que ele entenda que você é um candidato e para qual vaga você está se candidatando. É muito comum que os recrutadores peçam para colocar o nome do cargo ou com o código da vaga. Mas o que fazer quando não há orientação no anúncio da vaga?
Você pode seguir os seguintes exemplos, por exemplo:
- Recepcionista – São Paulo
- Vagner Rogério – Promotor de Vendas
- Candidatura para vaga de atendente de loja
Veja que nestes exemplos, você sempre deve informar o nome do cargo. Mas pode adicionar o seu nome completo, ou colocar o nome do cargo + região da vaga. Além disso, confira se não há nenhum erro de digitação ou de português.
Onde fica o assunto do e-mail?
Se você não tem muita familiaridade em enviar currículo por e-mail, talvez possa ficar com dúvidas sobre o que é título do assunto. Não tem problema, aqui você vai entender melhor sobre isso.
Quando você precisa enviar um currículo por e-mail, precisa informar o e-mail do recrutador ou da empresa e adicionar o título do assunto. Assim, a pessoa que receber a mensagem, vai saber do que se trata. Abaixo, veja um exemplo de como fazer no Gmail.
Esse é um exemplo de caixa de e-mail em que você deve preencher as informações.
- Para: (coloque o e-mail da empresa ou recrutador)
- Assunto: (é o título do assunto)
Veja um exemplo de como fica preenchido:
Depois, você deve adicionar um texto se apresentando para o recrutador e deve anexar o seu currículo. Não sabe o que escrever para o recrutador? Veja exemplos de textos que você pode se inspirar.
Posso usar títulos de assunto criativos?
Sobre o que escrever no e-mail, é normal querer usar a criatividade para superar a concorrência. No entanto, é preciso ter cuidado para que essa criatividade não te prejudique.
Por exemplo, dependendo do título que você escrever, a pessoa pode achar que o e-mail foi enviado errado. Ou pior, pode achar que é uma mensagem com algum vírus. Por isso, o recomendado é que você sempre opte pelos exemplos citados acima, que você pode adaptar.
A dica é usar a sua criatividade para escrever o texto no e-mail, para chamar a atenção do recrutador, mas sempre na medida certa!
O que pode influenciar o recrutador a não abrir o seu e-mail?
Se você enviou o currículo por e-mail e não teve resposta do recrutador, uma das possibilidades é que ele não tenha aberto o seu e-mail. E um dos motivos que podem influenciar nesse tipo de decisão, são:
- Não colocou o título de assunto informado na descrição da vaga;
- O assunto do e-mail está com erros de português;
- Texto muito longo. O título precisa ser objetivo;
- Não informou o cargo para qual está se candidatando.
Depois de enviar o currículo por e-mail, o que fazer?
Após enviar o seu currículo para o recrutador, você pode esperar o retorno com alguma resposta. Mas, às vezes, essa resposta pode demorar um pouco e causar uma ansiedade.
Sendo assim, você pode entrar em contato por e-mail e confirmar se a sua mensagem foi recebida. Veja uma dica de como escrever essa mensagem para o recrutador:
- Seja breve;
- Informe para qual vaga você se candidatou;
- Pergunte sobre a evolução do processo seletivo;
- Coloque-se à disposição para uma entrevista de emprego.
Abaixo, veja um exemplo de mensagem que pode ser escrita:
Assunto: Confirmação de Recebimento – Candidatura para a Vaga de [Cargo Desejado]
Prezado [Nome do Recrutador],
Tudo bem?
Gostaria de confirmar o recebimento da minha candidatura para a posição de [Cargo Desejado], conforme enviada no dia [data de envio]. Estou escrevendo para expressar meu sincero interesse em fazer parte da equipe [Nome da Empresa] e contribuir com meu conjunto de habilidades e experiências para o sucesso da organização.
Estou à disposição para fornecer qualquer informação adicional necessária ou para agendar uma entrevista, caso meu perfil seja considerado adequado para a vaga. Fico à disposição para discutir mais detalhes sobre como minhas habilidades podem ser alinhadas com as necessidades específicas da equipe.
Atenciosamente,
[Seu Nome]
[Seu Número de Contato]
Gostou dessas dicas? Temos mais uma. No site do Empregos.com.br você pode cadastrar o seu currículo e se candidatar em diversas vagas de forma simples e prática. Assim, você não precisa enviar um e-mail para o recrutador. Aproveite essa oportunidade e cadastre o seu currículo hoje mesmo.
Comentários 0 comentário