Carreiras | Empregos

Quando o entrevistador lhe faz uma pergunta, por mais simples ou óbvia que seja, ele não está avaliando somente a honestidade de sua resposta.
O empregador também observa sua postura diante de uma questão inusitada e sua criatividade para respondê-la. Assim, ele pode ter uma ideia sobre sua personalidade.
Com base no site Business Insider, a revista Infomoney listou algumas dessas situações e a saída para se dar bem na entrevista. Confira:
1- Como esse trabalho se compara aos outros que você se candidatou?
Basicamente, o entrevistador está perguntando se você está procurando emprego em outras empresas e quer avaliar o seu grau de interesse naquela vaga.
Se você responder que não está participando de outro processo seletivo, pode passar a ideia de desonestidade, já que, geralmente, quem está à procura de emprego envia muitos currículos e é chamado para mais de uma entrevista. Mas se falar bem de outras organizações, pode dar a ideia de desinteresse pela vaga.
Convém dizer que existem empresas que entraram em contato com você, mas que, no momento, está avaliando qual o seu próximo passo na carreira. Isso é positivo e protege os concorrentes.
perguntaspegadinhasentrevistaemprego
2- Por que você quer trabalhar aqui?
O entrevistador quer saber o que te impulsiona a querer aquele trabalho. É claro que você quer trabalhar para a empresa por várias razões, mas a forma como você a prioriza revela muito sobre o que é importante para você.
Aproveite essa resposta para mostrar que você pesquisou sobre a empresa antes da entrevista. Alinhe os pontos fortes da organização aos seus e mostre como você seria útil para o crescimento dela.
3- Por que você quer deixar seu atual emprego?
Ele quer descobrir se você tem ou já teve algum problema no trabalho que o levaram à demissão, e se você se cansa rapidamente de uma ocupação. Afinal, ele investirá tempo e recursos para treiná-lo e não é interessante para a organização que você desista poucos meses depois da contratação.
É esperado que o motivo da saída do antigo emprego seja a procura por uma posição mais desafiadora alinhada com suas competências atuais em prol de seu desenvolvimento profissional.
4- Já pediram para você comprometer a sua integridade por seu supervisor ou colega? Conte-nos sobre isso.
O entrevistador está avaliando sua ética. Ele quer saber como você gerencia situações delicadas e se você fala mal da empresa que trabalhou. Nunca faça isso – é antiético e dá a ideia de que você pode fazer isso no futuro com a aquela empresa.
O ideal é ser sincero e citar uma situação desconfortável sem revelar nomes ou práticas internas da empresa em que trabalhou.
5- Você pode nos dar uma razão pela qual alguém pode não gostar de trabalhar com você?
Os futuros patrões querem saber se você possui algum problema de personalidade gritante. O tom negativo testa a coragem de assumir os próprios defeitos.
Não diga que não sabe ou não consegue imaginar um motivo. Assim você banaliza a questão do entrevistador. Diga que você sempre teve a sorte de trabalhar bem em equipe e que, quando teve que bater de frente com os colegas de trabalho, foi para tomar decisões que visavam o melhor para a empresa.
Você saberia responder a essas questões desafiadoras? Já participou de algum processo seletivo com uma pegadinha diferente? Conte para a gente nos comentários!

Avalie:

Comentários 0 comentário

Os comentários estão desativados.