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A guerra das cervejas continua dando pano para a manga. E cá entre nós, desconfio até que ela ajuda todo o setor, afinal, estamos falando sobre cervejas e Pagodinho até quando tomamos cafezinho.
E pensando bem, faz sentido: já que os anunciantes não podem mais mostrar belas mulheres, acharam outra forma de mostrar que cerveja ainda é coisa de macho. Até aí, tudo bem. Feminismos à parte, está até divertido.
Mas podemos analisar essa guerra de outro ângulo, que é o da ética. Não quero entrar na discussão da ruptura de contrato, mas sim de um paradigma muito forte de nossa cultura: o de que para vencer é preciso destruir o inimigo.
Para começo de conversa, nosso concorrente não é nosso inimigo, é apenas uma pessoa que resolveu fazer a mesma coisa que nós. E tem mais: junto a ele podemos fazer crescer um setor, estabelecer intercâmbios, reduzir os custos de ambos. Tudo isso eticamente, já que não estou falando de estabelecimento de cartéis.
Mas o mais importante é percebermos como a concorrência nos desafia, nos torna melhores. Seja sincero, você se prepararia tanto para uma entrevista de seleção se fosse o único a ser entrevistado? Você se empenharia tanto em vender seu produto se seu cliente potencial não pudesse comprar a mesma coisa na outra esquina?
É por isso que a concorrência nos parece algo excelente quando somos clientes e péssimo quando somos fornecedores.
Mas, se não for para destruir o concorrente, o que fazer para vencê-lo? Diz a voz comum que para superar o concorrente é preciso ser o melhor. Mas o que é ser melhor? Como ser melhor se a definição de melhor varia de pessoa para pessoa e de empresa e para empresa? Querer ser o melhor elimina o foco e a identidade e leva a contradições. É possível vender um produto luxuoso por um preço super barato? É possível ser super esforçado com muita qualidade de vida?
Fala-se muito também em ser, fazer ou apresentar algo diferente. É verdade que o diferente já traz consigo a vantagem da surpresa. Mas a reação do cliente, do mercado, do chefe ou do contratante também poderá ser uma surpresa para nós, boa ou má.
O diferente é, sem dúvida o começo do caminho, mas vende mesmo aquilo que é especial, ou seja, diferente, mas que responde à necessidade de alguém, não se trata de inovar por inovar. Se houvesse uma receita, o especial teria muita criatividade, altas doses de interesse pelo outro e algumas pitadas de risco, experimentado-se a mistura a cada passo.
E a concorrência, como é que fica? Haverá sempre espaço para o especial. E haverá outros espaços para outras especialidades. A evolução do meu concorrente provocará a minha evolução. Minha evolução provocará a de meu concorrente. Trata-se de uma guerra sem trégua, mas sem agressão nem destruição. E com muito crescimento. Para as pessoas, para as empresas e para a sociedade.

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