05 / 11 / 2015

A expansão do telemarketing

por
http://www.empregos.com.br

O setor de telemarketing é um dos que mais vem crescendo nos últimos anos. Vagas para operadores, atendentes, supervisores são muito comuns nos classificados de jornal e na internet. Para se ter uma idéia, em todo o Brail, são mais de 400 mil profissionais trabalhando na área e a perspectiva de crescimento para esse ano chega a 35% (dados da Associação Brasileira de Telemarketing).

O aumento da concorrência entre as organizações foi uma das alavancas para o crescimento desse setor em todo o país. Essa busca pela liderança e pela “qualidade total” estreitou as relações entre empresa e consumidor e se tornou uma maneira muito eficaz para que os objetivos e os níveis de satisfação exigidos pelos clientes fossem atingidos de uma maneira mais rápida.

Para Solange Shetman, diretora executiva do Instituto de Telemarketing, o mercado está se expandindo e o crescimento deverá atingir todo o país.

“As pessoas estão se profissionalizando cada vez mais e as empresas exigindo qualificações para postos de relacionamento com o cliente. O cargo de operador de telemarketing não pode mais ser encarado como uma simples passagem, deve ser exercido com dedicação e profissionalismo”, completa Solange.

“Nos últimos dois anos, esse mercado cresceu muito e sua tendência agora é se descentralizar, procurar novos nichos para atender empresas regionais”, explica Rosa Martinez, coordenadora de Recursos Humanos da TMKT-MRM.

É por isso que hoje, aquele atendente tradicional, que só fazia e recebia ligações acabou. A mudança nas relações de consumo fizeram com que o perfil de atendimento ao cliente se modificasse. As centrais de atendimento, ou Call Centers (como também são conhecidas), são responsáveis por todo o processo – desde o primeiro contato com o cliente até a sua fidelização. Por isso, habilidade como entusiasmo, empatia, autoconfiança e determinação são de extrema importância.

“Em um mercado tão competitivo, o que faz a diferença é o ser humano. Por isso, o foco está no atendimento e na administração cada vez melhor do relacionamento com os clientes”, finaliza Rosa.

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