A psicologia pode ter mais proximidade com as finanças pessoais do que você imagina. Saiba quais são os traços da sua personalidade que podem prejudicar a sua imagem e a sua produtividade e são considerados, segundo especialistas em finanças comportamentais, os inimigos da riqueza:
1-O descontrole emocional
Quem conhece bem a si mesmo e sabe do que precisa para ser feliz consegue controlar melhor suas finanças. Tanto que, nos Estados Unidos, disciplinas de psicologia já foram incluídas nos currículos de grandes institutos de planejamento financeiro, como o da Universidade do Kansas, e a terapia financeira se populariza por lá.
Isso acontece porque, do ponto de vista psicológico, a disputa entre ter uma recompensa hoje ou ter mais no futuro é bastante desigual. Estabelecer regrinhas na vida pode ajudar a lembrar que é preciso andar na linha com o dinheiro. Uma delas pode ser anotar em aplicativos ou planilhas cada gasto que você faz.
2-A ansiedade
Pessoas ansiosas podem enxergar no hábito de fazer compras uma válvula de escape para descarregar esse sentimento. Além de gastarem mais, tendem a investir mal o dinheiro, pois têm pressa para fazer as coisas e acabam tomando decisões financeiras ruins.
Quando sentir aquela angústia de que é preciso comprar algo, pergunte a você mesmo: “eu realmente preciso disso?”. A resposta vai ser “sim”, provavelmente. Então, você pergunta de novo: “como vai ser a minha vida daqui a uma semana se eu comprar isso agora?”. Igual, provavelmente. É aí que você vê que aquilo não é tão importante assim.
3-A arrogância
Comprar algo para ser socialmente aceito em um grupo pode ser uma trava para um adulto enriquecer. Quanto mais as pessoas querem parecer ricas, mais elas se afastam da riqueza.
Quem gasta mais do que recebe para manter o status tem, no fundo, problemas de autoestima. Além disso, o hábito gera dificuldades para trabalhar em equipe, o que é essencial para líderes acumularem dinheiro.
4-A rigidez
Pessoas severas demais consigo mesmas, que seguem sempre o esperado e não se permitem experimentar, dificilmente serão ricas. O ideal é não abrir mão da vida social para economizar, já que o networking pode ajudar nos negócios. Deixar de gastar todo o dinheiro também não é a saída, já que você deixa de ter experiências que podem ajudar a ganhar dinheiro no futuro.
5-O pessimismo
Pessoas pessimistas têm menos oportunidades para enriquecer na vida. Isso porque a motivação contagia os outros no mercado de trabalho. No meio profissional, os otimistas têm mais chance de serem chamados para novos projetos e de aprenderem novas habilidades.
Diante de problemas, enquanto os pessimistas se colocam em uma posição confortável de que não há nada a fazer, os otimistas agem para transformar situações. Essa postura proativa é comum entre os que acumulam muito dinheiro.
5 traços de personalidade que impedem a riqueza
Alguns comportamentos, como a ansiedade e o pessimismo, interferem na relação que as pessoas têm com o dinheiro, e podem impedir que você fique rico
Avalie:
Comentários 0 comentário