15 / 10 / 2016

5 livros para desenvolver (e melhorar) habilidades de liderança

Coach especializado no tema, João Cordeiro indica obras de pensadores que vão de Peter Drucker ao neurocientista David Rock; saiba quais são
por
http://www.empregos.com.br

Psicólogo formado pela PUC-Campinas, João Cordeiro tem muita experiência como coach de altos executivos. Começou a atuar na área em 1985 e defende, entre outros temas, o autodesenvolvimento contínuo e os benefícios da tomada de responsabilidade para si como boas medidas de liderança.

O profissional recomenda que os interessados em liderança desenvolvam sua própria biblioteca particular especializada no assunto. Para começar a coleção, ele indica cinco pensadores essenciais para aprimorar seus conhecimentos. Confira abaixo:

1-“A cabeça de Peter Drucker”, de Jeffrey Krames
Considerado inventor da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, que viveu entre 1909 e 2005, cresceu rodeado por grandes mentes, como Sigmund Freud e Albert Einstein. O autor Jeffrey Kames resume suas lições mais importantes – que influenciaram empresários como Bill Gates e Jack Welch – de maneira acessível e direta.
Por R$ 34,90, na Livraria da Folha.

2- “Empresas feitas para vencer”, de Jim Collins
Tido por alguns como sucessor de Peter Drucker, Jim Collins elegeu um caminho baseado em estudos e pesquisas científicas para pensar administração, sucesso e fracasso. Em seu livro mais famoso, ele mapeia as empresas que mais valorizaram na bolsa de valores no longo prazo e entrevista seus CEOs e presidentes em busca das razões para o sucesso. A chave, descobre, é ser um líder nível 5 – quando o CEO ou presidente consegue balancear alta competência técnica com humildade
Por R$ 79,90, no Submarino.

3- “Paixão por vencer”, de Jack Welch
Um dos empresários mais famosos do mundo, Jack Welch ganhou fama à frente da General Electric (GE), em que ficou por 20 anos. Ao longo desse tempo, Welch revolucionou a multinacional, focou e investiu em áreas específicas e criou uma nova cultura corporativa, fundada numa visão mais crítica dos negócios. No livro, voltado para pessoas em todos os níveis organizacionais, ele apresenta seus princípios básicos de negócios, gestão e liderança, entre outros temas.
A partir de R$ 21,90, na Estante Virtual.

4- “Blink: A decisão num piscar de olhos”, de Malcolm Gladwell
Um dos grandes bestsellers do jornalista Malcolm Gladwell, traz uma série de histórias e trata da tomada de decisões e dos fundamentos da chamada intuição. Baseado em estudos científicos, o livro defende que a tomada de decisões importantes não precisa necessariamente se basear em muito tempo de deliberação.

A intuição é algo que menosprezamos muitas vezes, mas é impressionante. E está disponível para todos, não é privilégio”, afirma João.
Por R$ 34,90, na Saraiva.

*Preços consultados em outubro de 2016, sujeitos a variação e disponibilidade em estoque.

Esta matéria ajudou você?

+ 51 pessoas ajudadas

Comentarios