Tomar a decisão de fazer uma transição de carreira pode causar insegurança. Afinal, começar algo novo, que talvez você nunca tenha imaginado pode causar esse frio na barriga. Mas mudar de profissão é algo que se tornou comum, principalmente nos últimos tempos.
Os motivos podem variar, mas vão além do que somente remuneração. Atualmente, os trabalhadores desejam se sentir realizados, reconhecidos e satisfeitos com o que fazem. Seja qual for a razão, para tomar essa decisão é preciso estar devidamente preparado. Afinal, novos desafios pedem um plano de ação específico.
É por isso que preparamos para você uma lista com 5 dicas de como você pode fazer uma transição de carreira de forma segura.
- 1. Antes da transição de carreira, faça um planejamento
- 2. Networking e pesquisa são importantes para a transição de carreira
- 3. Adquira novas habilidades para ajudar na sua recolocação profissional
- 4. Teste e avaliação
- 5. Mentoria e aconselhamento
- Posso fazer transição de carreira aos 40 anos?
- Pronto para mudar de carreira? Conte com a Empregos.com.br
1. Antes da transição de carreira, faça um planejamento
Para que você faça uma transição de carreira segura, o primeiro passo é fazer um bom planejamento. Neste planejamento você precisa contar com algumas etapas, veja:
- Reserva de emergência: se possível, guarde um determinado valor durante alguns meses antes de mudar de carreira. Essa reserva deve garantir a sua “tranquilidade financeira” para pagar contas, alimentação e possíveis imprevistos.
- Autoavaliação: faça uma reflexão e veja quais são as suas habilidades, valores, interesses e metas de carreira. Quanto mais você sabe o que quer, fica mais fácil de saber como chegar aos seus objetivos.
- Plano de carreira: elabore um plano de carreira em que você deve incluir metas de curto e longo prazo. Você pode colocar o cargo e empresa que deseja trabalhar, por exemplo.
2. Networking e pesquisa são importantes para a transição de carreira
O próximo passo para conseguir mudar de carreira é investir no seu networking. Tenha uma rede de contatos ampla, pois isso também facilita na busca por um novo emprego. Também é importante que nessa rede de contatos você conte com pessoas que atuam na área que você tem interesse.
Para isso, participe de eventos, seminários, conferências e grupos profissionais em redes sociais. Além disso, também é muito importante dedicar parte do seu tempo realizando uma pesquisa sobre a área. Veja quais são as tendências, as oportunidades de emprego disponíveis e todas as informações relevantes do setor.
Dessa forma, você fica mais preparado para seguir uma nova carreira e pode ter até maiores chances de ser indicado.
3. Adquira novas habilidades para ajudar na sua recolocação profissional
Buscar conhecimento nunca é demais, mas dependendo da carreira que você deseja é preciso obter mais conhecimento e adquirir novas habilidades. É por isso que pesquisar a área que você tem interesse é tão importante. Porque assim, você tem uma ideia de quais cursos e certificações podem ser relevantes para o cargo. Consultar a sua rede de contatos também pode te ajudar nisso.
É preciso tempo, determinação e até recursos para investir na sua capacitação, mas não desista. Caso a parte financeira não esteja tão favorável, você pode investir em cursos gratuitos. Lembre-se de que qualquer curso que venha realizar precisa ter relação com a área que deseja atuar. Assim, o seu currículo fica muito mais atrativo para os recrutadores. E dessa forma, você pode potencializar as suas chances de conseguir uma entrevista de emprego.
4. Teste e avaliação
Você pode realizar um teste vocacional de transição de carreira para se sentir mais preparado e realizar de forma segura. Talvez você já tenha ouvido falar sobre testes vocacionais. É um tipo de teste composto geralmente por perguntas de múltipla escolha. De acordo com o que a pessoa responde é obtido um resultado que mostra qual é o tipo de perfil, estilo de trabalho e possíveis áreas que possam interessar.
É importante ressaltar que o teste vocacional não é algo definitivo, ou seja, ele tem como objetivo orientar. Dessa forma, você tem uma visão melhor de que carreira pode te interessar e quais habilidades você tem ou precisa adquirir para trabalhar na área.
5. Mentoria e aconselhamento
Se possível, é interessante que você conte com a orientação e aconselhamento de profissionais que atuam na área. Converse com pessoas que já possuem uma ampla experiência, peça conselhos e entenda se vale a pena mudar de profissão.
Esse tipo de conversa é interessante, porque assim você tem uma noção dos pontos positivos e negativos. Se preferir, você pode colocar todos esses itens no papel ou escrever no bloco de notas do seu celular e fazer uma análise. Pergunte-se: estou pronto para fazer essa mudança? Mesmo que existam alguns receios, você pode fazer uma transição de carreira bem sucedida se seguir todos esses passos para se preparar da melhor forma.
Posso fazer transição de carreira aos 40 anos?
Após essas dicas talvez você ainda esteja se perguntando se mudar de profissão é para você. Um dos pontos que podem causar essa preocupação é a questão da idade. Infelizmente, o mercado de trabalho se torna cada vez mais desafiador para pessoas acima dos 40 anos. Dependendo de algumas vagas, estipulam um limite de idade de até 30 anos. Mas a nossa dica bônus é: não desista!
Você pode fazer a mudança profissional que deseja em qualquer momento da sua vida, não importa a idade. O mais importante é que você esteja devidamente preparado para os novos desafios. Quanto mais você se qualifica, melhor profissional você se torna.
E essas qualificações não são somente técnicas, mas também comportamentais. Por isso, invista em si mesmo e não desista dos seus objetivos.
Pronto para mudar de carreira? Conte com a Empregos.com.br
Agora que você já sabe como fazer a transição de carreira, está pronto para os próximos passos? Aqui na Empregos.com.br você encontra diversas oportunidades espalhadas por todo o país. Faça uma pesquisa em nossa ferramenta de busca e veja quais são as vagas que mais te interessam!
Comentários 0 comentário