10 dicas para você fazer uma carta de apresentação eficiente

Escrever uma carta de apresentação é bem mais fácil do que parece. Basta seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho
por
http://www.empregos.com.br

Você está à procura de emprego e de repente descobre que justamente aquele anúncio pelo qual se interessou pede que seja enviada uma carta de apresentação junto com o currículo. E agora, o que fazer?

Redigir uma carta de apresentação é mais fácil do que aparenta. Você só precisa seguir algumas regras básicas para não se perder no meio do caminho, confira 10 delas logo abaixo:

carta de apresentação

1. Apresente-se
A carta de apresentação serve, principalmente, para apresentar o profissional, resumir em quais áreas você tem mais experiência, quais projetos participou e resultados atingidos. Você também pode falar porque se considera o melhor candidato para a vaga em questão.

2. Direcione 
Coloque sempre que possível o nome e o cargo da pessoa – ou o departamento – para quem você vai enviar a carta.

3. Assine
Ao contrário do currículo, que não deve ser assinado, na carta deve ter sua assinatura no final.

4. Seja cuidadoso
A primeira impressão sempre é a que fica. Portanto, tenha atenção redobrada para o vocabulário e o tom que você vai adotar no texto.

5. Atente-se
Não se esqueça de colocar o nome da empresa (tenha certeza de que ele está correto). Isso mostra que você sabe com quem está falando.

6. Destaque-se
Redija a carta colocando características profissionais e pessoais que façam com que o leitor o considere para a posição pretendida.

7. Seja objetivo
Não mencione aspectos negativos ou que não tenham relação com o cargo.

8. Revise
Antes de enviar a carta, leia-a diversas vezes para evitar erros gramaticais e certifique-se de que as informações foram colocadas em uma ordem lógica.

9. Seja conciso
A carta não pode passar de uma página, coloque apenas as informações relevantes à vaga que você pretende.

10. Lembre-se
Se for você precisar entregar a carta de apresentação fisicamente, o papel deve ser branco ou de cor suave. Não use papéis muito chamativos, pois eles destroem a sobriedade da carta.

De acordo com Alessandra Luchini Perez, consultora da seção Executivos da Career Center, a carta de apresentação é “o espaço que você tem para fazer seu marketing pessoal, mostrar quem é você, ressaltar suas experiências e qualidades que podem fazer a diferença na empresa”.

 

*Texto escrito por Camila Micheletti

Esta matéria ajudou você?

+ 188 pessoas ajudadas

Comentarios