28 / 03 / 2019

Confira algumas dicas de como pedir aumento ao seu chefe

Você acredita que merece um reajuste salarial? Então, veja algumas dicas de como pedir aumento!
por
http://www.empregos.com.br

Se a empresa está indo de vento em popa, ou seja, se as finanças estão equilibradas e a instituição cresce mais a cada dia, talvez, esse seja o momento ideal de pedir o aumento salarial. Claro que o simples fato dos resultados da organização serem positivos não é o suficiente para que o profissional solicite a alteração na remuneração. Até porque ele tem que fazer por merecer, não é mesmo?

É um fato que a questão “como pedir aumento?”, muitas vezes, apresenta-se como um tabu para os colaboradores. Nesse sentido, eles ficam confusos tanto em relação ao momento certo para conversar com os chefes quanto à abordagem mais adequada.

Contudo, essa missão não é tão complexa quanto parece. Pelo contrário: com algumas estratégias, é possível tirar a tarefa de letra. Lembre-se de que o empecilho, às vezes, existe apenas na sua cabeça. Quer saber, então, como pedir aumento para o seu superior sem estresse? Continue a leitura!

Encare o medo

Pedir aumento não é um bicho de sete cabeças. Aliás, a tarefa pode ser muito mais fácil do que você imagina. Não precisa ter medo, nem se sentir constrangido — até porque essa é uma ação natural. Em alguns casos, os gestores não se sentem bem com esse tipo de conversa, mas isso não significa, em hipótese alguma, que você deve deixar o assunto de lado.

Para facilitar a negociação, marque um horário com o chefe para abordar o tema. Mas, antes disso, tenha certeza de que a empresa está em um bom momento, ou seja, que a situação financeira é favorável. Verifique também o humor do seu superior. Afinal, há dias em que aparentemente nada dá certo, não é mesmo?

Desse modo, é importante manter a cordialidade durante o diálogo. Não comenta o erro de ser arrogante ou até mesmo utilizar tons de ameaça, pois essa atitude terá um efeito contrário. Além do mais, tenha paciência. Afinal, a resposta nem sempre será no mesmo instante — é bem provável que o gestor solicite um tempo para pensar.

Analise o seu desempenho

Qual a chance de você receber um aumento se os últimos feedbacks apresentados pelos supervisores forem negativos? Quase nenhuma — isso para não dizer zero. Por isso, é importante avaliar o seu desempenho nos últimos meses. Se você exerceu o seu papel com excelência e tem, inclusive, recebido elogios da equipe e dos diretores, esse é um bom momento para negociar um aumento salarial.

Nesse contexto, vale a pena verificar a possibilidade de pleitear outras funções, que normalmente são acompanhadas de uma remuneração melhor. Para isso, verifique com o seu chefe qual é o plano de carreira oferecido pela empresa e mostre seu interesse em participar de promoções internas.

Para não ter erro, tenha certeza de que o seu trabalho está de acordo com a proposta da empresa e que você é considerado pelo alto escalão administrativo como um profissional de alta performance. Isso vai garantir pontos extras, facilitando o processo.

Prepare bons argumentos

Imagine o cenário: você vai até o seu superior para pedir um aumento, ele questiona o porquê de subir o seu salário e você simplesmente fica mudo por não ter nenhuma resposta em mente. Essa é uma verdadeira gafe que não vai ajudar em nada. Pelo contrário: é bem possível que a sua imagem fique prejudicada perante a gerência.

É aí que entra a importância de trabalhar bem a argumentação. Não basta apenas falar sobre o motivo de merecer um aumento. É preciso mostrar para o chefe que você realiza um serviço de qualidade, contribuindo com o desenvolvimento e o crescimento da organização. O importante, aqui, é deixar claro que você é parte vital da empresa. Afinal, o capital humano é um dos pilares de qualquer empreendimento.

Não se esqueça ainda de ter os benefícios que você trará para a empresa na ponta da língua. Esse é um dos pontos que mais pesam para o chefe na hora de analisar se o colaborador deve ou não receber uma promoção ou aumento salarial.

Seja proativo

O sonho de todo gestor é ter uma equipe proativa, que atua de forma significativa na empresa. Inclusive, colaboradores que vestem a camisa da empresa e apresentam soluções práticas e simples para os cenários mais complexos, conseguem não só um aumento salarial, mas também chegam mais facilmente ao topo da hierarquia organizacional.

Que tal, então, começar a realizar as tarefas antes mesmo que sejam delegadas? Não espere que os gestores solicitem a sua ajuda. Esteja um passo à frente e já se organize para assumir as atividade que precisam ser executadas — dentro da sua área de atuação.

Mostre, nesse sentido, a sua capacidade de liderança. Além do mais, lembre-se de manter a produtividade em alta, garantindo resultados promissores para a organização.

Saiba quanto o seu trabalho vale

Não são raros os casos de profissionais que são contratados com uma função na carteira de trabalho, mas, na prática, realizam outras tarefas que nada têm a ver com o cargo original. O recomendado nessas situações é conversar abertamente com o responsável, sobretudo se estiver ocorrendo um acúmulo de funções.

Diga, por exemplo, que você foi contratado para exercer um nível de cargo júnior, mas faz um trabalho de sênior. Em seguida, apresente a remuneração que você acredita ser justa, levando em consideração a realidade do mercado. A empresa sabe que é mais fácil e econômico fornecer um aumento para você do que contratar e treinar uma nova pessoa para substituí-lo.

O bom profissional deve ser reconhecido pela empresa. Ele precisa receber um salário adequado e até mesmo recompensas, fatores que vão manter o comprometimento dele com a organização. Contudo, nem sempre os gestores estão dispostos a pagar o que o colaborador realmente merece.

Assim, vale a pena procurar outras oportunidades, que podem ser mais vantajosas — não só no que diz respeito à remuneração, mas também ao crescimento profissional e pessoal. É aí que o Empregos.com.br se destaca. Considerado um dos principais portais de empregos e carreira, o site  ajuda as empresas de todos os tamanhos no recrutamento de profissionais apresentando um leque de possibilidades para aqueles que buscam se recolocar no mercado.

Agora que você já sabe como pedir aumento, que tal receber dicas para alavancar a sua carreira e tornar-se um profissional diferenciado? Curta as nossas redes sociais (Facebook, InstagramTwitter LinkedIn) e tenha acesso a informações valiosas que vão ajudar você a se destacar no mercado.

Esta matéria ajudou você?

+ 7 pessoas ajudadas

Comentarios